Publicidade
Publicidade

Revezamento da tocha paraolímpica tem festa na Paulista e saia justa com surdos

A tocha paraolímpica passou por São Paulo neste domingo (4) e foi recebida com festa, especialmente na avenida Paulista.

Depois da cerimônia de acendimento no CTPB (Centro de Treinamento Paraolímpico Brasileiro), na rodovia dos Imigrantes, e de passagem pelo CEU Caminho do Mar, no Jabaquara, a tocha chegou à Paulista por volta de 14h30, onde se viu a maior mobilização de pessoas (não houve estimativa de público por parte da organização).

Durante todo o trajeto pela avenida, a tocha foi acompanhada por pessoas que tiravam fotos da chama.

Os condutores foram muito aplaudidos, especialmente o judoca Rafael Silva, o Baby, que conquistou bronze na Rio-2016 e em Londres-2012.

Havia receio de que ocorressem problemas na avenida devido à manifestação contra o presidente Michel Temer, marcada para começar duas horas depois. Mas foram vistos protestos pontuais algumas pessoas com cartazes contra Temer ao longo do revezamento.

Depois de passar pela Paulista, seguiu para a Fundação Dorina Nowill, Apae e AACD, antes de chegar ao destino final, o parque Ibirapuera.

"Não sabia que a tocha ia passar pelo parque. Eu estava aqui para ver o pôr do sol, mas gostei da surpresa. Acho que é um momento único, né?", comentou o estudante Maicon Salles, 19.

SAIA JUSTA

A cerimônia de acendimento foi realizada no CTPB (Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro), na rodovia dos Imigrantes, e a falta de um intérprete de libras causou uma saia justa.

No evento, que contou com diversas atividades para pessoas com deficiência, havia seis intérpretes e dois guias intérpretes para surdos-cegos. No palco em que a pira e a tocha seriam acesas, no entanto, o responsável pela tradução chegou nos instantes finais, após uma série de apresentações e discursos de autoridades, e somente depois da reclamação de uma pessoa surda.

A assessoria da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, organizadora do evento, afirmou que estava prevista a participação do intérprete desde o começo da cerimônia, mas que ele acabou sendo abordado para auxiliar alguém no evento e se atrasou.

A Paraolimpíada começa nesta quarta (7), no Rio de Janeiro.

Editoria de Arte/Folhapress
Roteiro da tocha paraolímpica em São Paulo
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade