Publicidade
Publicidade

Polícia Federal deflagra nova fase da Operação Hashtag contra terrorismo

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (6) a quarta fase da Operação Hashtag, que investiga grupo suspeito de planejar ataques terroristas no Brasil durante os Jogos.

Segundo a PF, foram cumpridos dois mandados de condução coercitiva –um na cidade de São Paulo e outro no interior do Estado– e mais dois de busca e apreensão. A polícia não informou a identidade dos que foram levados para depor.

A Operação Hashtag teve início no dia 21 de julho, quando a Polícia Federal prendeu dez brasileiros suspeitos de simpatizar com grupos terroristas a duas semanas da Olimpíada.

Os suspeitos faziam parte de um grupo que estava sendo monitorado pelo governo por fazer elogios e compartilhar conteúdo favorável a grupos extremistas e atentados terroristas, como os feitos pelo Estado Islâmico.

Depois, no dia 11 de agosto, a PF prendeu mais dois suspeitos de serem simpatizantes do Estado Islâmico. Segundo a Folha apurou, nas conversas com os demais detidos, eles se ofereciam para executar eventuais atos terroristas durante a Olimpíada do Rio de Janeiro. A Polícia Federal rastreou as mensagens a partir do material apreendido na operação deflagrada em julho.

No dia 19 de agosto, na terceira fase da operação, foi cumprido novo mandado de prisão temporária, desta vez em Brasília. Ao todo, 15 pessoas são investigadas na operação. Todos estão custodiados na Penitenciária Federal de Campo Grande (MS).

Estado Islâmico - Entenda a facção terrorista

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade