Publicidade
Publicidade

Abertura da Paraolimpíada terá de roda de samba a aplauso ao pôr do sol

Com cerca de 50 mil pessoas nas arquibancadas, a cerimônia de abertura dos Jogos Paraolímpicos do Rio vai celebrar feitos de para-atletas e lançar reflexões sobre os sentidos humanos.

O evento acontece nesta quarta-feira (7), a partir das 18h15, no estádio do Maracanã, sob o tema "Todos Têm Coração",

Uma das principais atrações será a atleta paraolímpica americana de snowboard Amy Purdy, bronze nos Jogos de Inverno de Sochi-2014, que fará uma apresentação de dança ao som de "Borandá", de Sergio Mendes, com uma máquina como parceira.

Outra será o norte-americano Aaron Wheelz, que descerá de cadeira de rodas de uma rampa da extensão da arquibancada e fará manobra radical ao final.

Um dos pontos altos deve ser o bloco com questionamentos sobre os sentidos humanos, com coreografia com bastões luminosos que lembram os usados por cego.

Projeções mostrarão imagens caleidoscópicas, enquanto a cenografia fará demonstrações de ilusão de ótica. Haverá apresentação de dois dançarinos cegos.

Outro destaque será a homenagem à roda dos cadeirantes por uma roda de samba com, entre outros, Maria Rita, Xande de Pilares, Teresa Cristina, Diogo Nogueira e Gabrielzinho do Irajá, que é cego.

Um trecho da abertura terá referência à praia e à tradição carioca de aplaudir o pôr do sol em Ipanema. O sol será projetado nas roupas de voluntários do público, que receberão capas especiais.

Os atletas das 163 delegações portarão fotos que serão colocadas sobre o chão no palco. Ao final, formarão a imagem de um coração, referência ao tema da cerimônia.

A para-atleta Shirlene Coelho, 35, atual campeã da Paraolimpíada e recordista mundial de sua categoria no lançamento de dardo, será a porta-bandeira do Brasil.

MÚSICA

O hino nacional será executado ao piano pelo maestro João Carlos Martins, cujos movimentos das mãos são limitados em razão de problemas neurológicos.

O encerramento vai acontecer ao som de "É Preciso Saber Viver", de Roberto e Erasmo Carlos.

Cerca de 48 mil ingressos foram vendidos. Anda há outros mil à venda, que poderão ser comprados pelo site www.rio2016.com/ingressos.

ABERTURA PARAOLIMPÍADA
ABERTURA PARAOLIMPÍADA
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade