Publicidade
Publicidade

Salto em distância garante o primeiro ouro para o Brasil na Paraolimpíada

O para-atleta Ricardo Costa de Oliveira, 34, do salto em distância, conquistou nesta quinta-feira (8) a primeira medalha de ouro para o Brasil na Paraolimpíada do Rio.

Ele atingiu a marca de 6.52 m e superou o americano Lex Gillete no último salto. O ucraniano Ruslan Katyshev, ouro em Londres-2012, ficou com o bronze.

Oliveira compete na categoria T11 (para deficientes visuais). Ele liderou a prova durante a maior parte do tempo, mas foi ultrapassado por Gillete no penúltimo salto. A conquista do brasileiro veio com emoção, em sua última tentativa.

Ricardo Moraes/Reuters
2016 Rio Paralympics - Athletics - Men's Long Jump - T11 Final - Olympic Stadium - Rio de Janeiro, Brazil - 08/09/2016. Ricardo Costa De Oliveira of Brazil competes. REUTERS/Ricardo Moraes FOR EDITORIAL USE ONLY. NOT FOR SALE FOR MARKETING OR ADVERTISING CAMPAIGNS. ORG XMIT: OLYHB26
O brasileiro Ricardo Costa de Oliveira, do salto em distância, durante prova no Rio

Após garantir o lugar mais alto do pódio, Oliveira deu a volta olímpica no Engenhão e foi muito aplaudido.

Mais cedo, o paulista Odair Santos, 35, ganhou a primeira medalha brasileira na Paraolimpíada, também no atletismo. Ele ficou com a prata na prova dos 5000 m, com o tempo de 15min17s55. O ouro ficou com o queniano Samwel Mushai Kimani (15min16s11), enquanto Wilson BII (15min22s96), também do Quênia, terminou com o bronze.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade