Publicidade
Publicidade

Lochte é suspenso por dez meses e perde prêmio pelo ouro após mentir no Rio

O nadador norte-americano Ryan Lochte foi suspenso por dez meses por mentir sobre um assalto em um posto de gasolina durante a Rio-2016. A punição foi anunciada pelo Comitê Olímpico dos Estados Unidos e a federação norte-americana de natação, em conjunto, nesta quinta-feira (8).

A suspensão é válida até 30 de junho de 2017. Com isso, o atleta está fora do Campeonato Mundial de natação de 2017. Além de Lotche, os nadadores Gunnar Bentz, Jack Conger e Jimmy Feigen, todos envolvidos na polêmica, também foram suspensos –estes até 31 de dezembro.

Durante a suspensão, Lochte não receberá nenhuma bolsa paga por entidades esportivas dos EUA e não terá acesso a instalações de treinamento do Comitê Olímpico dos Estados Unidos. Ele também não terá direito ao bônus de US$ 25 mil (R$ 80 mil), que receberia pela medalha de ouro conquistada no Rio.

O nadador terá ainda de realizar 20 horas de serviços comunitários e vai perder a visita da equipe olímpica de seu país à Casa Branca.

"Como já dissemos anteriormente, o comportamento desses atletas não foi aceitável. Difamaram injustamente nossos anfitriões e desviaram para longe a atenção das conquistas históricas da equipe dos EUA", disse o diretor-geral do Comitê Olímpico dos EUA, Scott Blackmun. "Cada um dos atletas aceitou a responsabilidade por suas ações e aceitou as sanções".

A mentira no Rio de Janeiro já fez o nadador perder seus principais patrocinadores.

A marca de materiais esportivos de natação Speedo USA, a empresa de estética Syneron Candela, a marca de roupas Ralph Lauren e a fabricante de colchões Airweave anunciaram que não apoiarão mais o atleta.

Esses quatro eram os principais patrocinadores do nadador, que detém doze medalhas olímpicas, incluindo um ouro na Rio-2016, na prova de revezamento 4 x 200 m.

ENTENDA O CASO

A polêmica envolvendo quatro nadadores dos EUA começou durante a Olimpíada do Rio, quando Ryan Lochte, 32, afirmou ter sido assaltado na madrugada, quando voltava à Vila Olímpica depois de sair de uma casa temática da França na Lagoa Rodrigo de Freitas.

Ele estava acompanhado por outros três nadadores: Gunnar Bentz, Jack Conger e Jimmy Feigen.

Três dias depois, a Justiça do Rio entendeu que havia divergências nos relatos dos atletas e determinou a apreensão dos passaportes dos nadadores norte-americanos Ryan Lochte e Jimmy Feigen. Com a medida, eles estariam impedidos de sair do Brasil. Lochte, porém, já havia deixado o país 24h antes do impedimento da Justiça.

A Polícia Federal, então, impediu o embarque de dois nadadores americanos, Gunnar Bentz e Jack Conger, em um voo com destino aos Estados Unidos. Eles foram impedidos de deixar o Brasil até prestarem esclarecimentos à Polícia Civil sobre o suposto assalto, na quinta (18).

A Folha esteve no posto de gasolina em que os atletas disseram ter sido assaltados e entrevistou o dono do estabelecimento, que pediu para não ser identificado. Ele afirma que os americanos "não entraram no banheiro. Começaram a urinar no jardim e na parede na lateral da loja".

Câmeras de segurança do posto gravaram o ocorrido. As imagens foram exibidas pela TV Globo.

Veja

Os policiais concluíram que os atletas se envolveram em uma briga quando retornavam à Vila Olímpica e que não houve um assalto.

O comitê olímpico dos EUA e Ryan Lochte pediram desculpas ao Brasil.

Além de possíveis perdas com patrocinadores, Lochte pode sofrer punições também no âmbito esportivo. O diretor-geral do Comitê Olímpico dos Estados Unidos, Scott Blackmun, prometeu neste domingo (21) que os quatro atletas americanos da equipe de natação devem receber sanções em breve.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade