Publicidade
Publicidade

No futebol de 5, seleção brasileira é ouro e chega ao tetracampeonato paraolímpico

A que pode ter sido a última medalha de ouro do Brasil nos Jogos Paraolímpicos do Rio-2016 veio em alto estilo. A seleção brasileira de futebol de 5, disputado por atletas com deficiência visual, chegou ao topo do pódio com uma campanha invicta e sagrou-se tetracampeã paraolímpica sem jamais ter conhecido o gosto de uma derrota.

Com um gol de Ricardinho, feito logo no início da primeira etapa, o elenco nacional venceu o Irã, por um a zero, no penúltimo dia de competições paraolímpicas, neste sábado (17). Com a arena no Parque Olímpico completamente tomada por torcedores, o time brasileiro respondeu ao apoio do público impondo domínio da bola durante a maior parte do jogo.

O primeiro tempo do jogo foi marcado pela formação totalmente defensiva do Irã e por tentativas dos alas Ricardinho e Jefinho de quebrarem o bloqueio. Os iranianos somente tentavam ser ofensivos em raros contra-ataques liderados pelo camisa 10 Zadaliasghari.

Bob Martin/AFP
Behzad Zadaliasghari, do Irã, disputa a bola com os brasileiros Nonato e Cássio durante a final Paraolímpica
Behzad Zadaliasghari, do Irã, disputa a bola com os brasileiros Nonato e Cássio durante a final Paraolímpica

Aos 12 min da primeira etapa, o inquieto Ricardinho conseguiu, com muita velocidade, vazar a defesa da seleção iraniana e abriu o placar para o Brasil, 1 a 0. A partir daí, foi necessário que a organização do evento pedisse silêncio ao público a todo o momento.

No futebol de 5, o barulho atrapalha a orientação dos jogadores, que precisam ouvir os guizos da bola e a voz do treinador para se guiarem em campo.

Em desvantagem, o Irã tentou sair mais para o jogo, mas não conseguia criar jogadas de efeito. O Brasil seguiu dominando a partida, mesmo sem Jefinho, que saiu para descanso.

Os iranianos bem mais agressivos na segunda etapa. Aos 9 min, eles se embolaram na área brasileira, mas o goleiro Luan evitou o empate.

A segunda etapa também foi marcada por uma forte topada do camisa 10 iraniano em uma placa na lateral, que serve para evitar a saída da bola. Ele saiu para ser atendido e voltou faltando 15 min para o final do jogo.

O Brasil criou menos no segundo tempo. Quem chegava com mais objetividade no gol do rival era o atacante Nonato, que chegou perto de marcar em três oportunidades.

"Busquei o gol, mas a defesa deles é muito poderosa", disse o atacante depois da disputa.

Quase sem voz ao final da partida, o treinador Fábio Vasconcelos, que gritou durante todo o jogo orientando seu elenco, pedia vibração da arena. A torcida começou a gritar "é campeão", faltando um minuto para o apito final.

"Estou feliz pelo resultado maravilhoso e pela presença e apoio da torcida", afirmou o treinador do Brasil. "Foi um campeonato muito difícil. A força da torcida ajudou demais", completou.

A explosão da arquibancada com o tetracampeonato ecoou pelo Parque Olímpico. Os jogadores, muitos deles em lágrimas, deram voltas no campo fazendo reverência ao apoio dos torcedores.

A Argentina ficou com medalha de bronze, ao vencer a China, também na tarde deste sábado, depois da disputa por pênaltis.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade