Rafaela Silva conquista primeiro ouro do Brasil na Rio-2016 no judô

Medalhista de ouro na Rio-2016, a judoca carioca Rafaela Silva quase desistiu do judô por conta de ofensas racistas sofridas logo após sua eliminação na primeira luta da Olimpíada de Londres-2012

Nesta segunda-feira (8), ela venceu as cinco lutas que disputou pela categoria até 57 kg. Na decisão, a carioca derrotou a mongol Sumiya Dorjsuren, número um do mundo. Rafaela aplicou um waza-ari pouco depois de um minuto de luta. A marcação do golpe exigiu a consulta ao vídeo por parte dos árbitros, que confirmaram a vitória da judoca brasileira.

No decorrer da luta, a brasileira conseguiu se livrar de um golpe perigoso da mongol. Aos poucos, ela conseguiu fugir das tentativas de ataque da adversária.

Na caminhada rumo ao ouro, a carioca estreou com uma vitória sobre a alemã Miryam Roper com 45 segundos. Nas oitavas, ela se impôs diante sul-coreana Jandi Kim. Nas quartas de final, a judoca aplicou um waza-ri para vencer a húngara Hedvig Karakas. Já na semifinal, a atleta precisou do golden score para derrotar a romena Corina Caprioriu.