Thiago Braz fatura o ouro com recorde olímpico no salto com vara

A competição se iniciou com cerca de uma hora de atraso devido à forte chuva que caiu no estádio pouco antes do início da sessão noturna. Depois que a água deu uma trégua, a disputa recomeçou para logo ser paralisada. O equipamento que eleva o sarrafo simplesmente quebrou. Os competidores esperaram por aproximadamente 15 minutos até que a solução, manual, fosse encontrada.

Depois disso, um embate de um nível técnico altíssimo se seguiu por duas horas perante um estádio parcialmente vazio que se tornou ensurdecedor a cada salto do brasileiro.

Thiago superou o sarrafo, na sequência, em 5,65 m, 5,75 m e 5,93 m. Conforme os rivais caíram, um a um, sobrou neste estágio somente o mais temido entre os oponentes: o francês Renaud Lavillenie, atual campeão olímpico na vara e recordista mundial (6,16 m).

O favorito acertou todos os seus saltos até chegar a 6,03 m. Aí Thiago fez mágica. Acertou sua tentativa para a marca, incendiou o Engenhão, bateu o recorde olímpico da prova e seu recorde continental.