Brasil vence a Rússia e vai repetir final do ouro de 2004 contra a Itália

O oposto brasileiro Wallace terminou a primeira parcial do jogo como maior pontuador, com oito acertos, mas teve atuação menos exuberante no restante do jogo.

A vitória contra os russos na semifinal valeu como revanche da decisão de Londres-2012, quando os brasileiros ficaram com a prata ao levar uma virada após estarem vencendo por 2 a 0.

Agora a Rússia disputa o bronze, também no domingo, contra os EUA.

No início do jogo, duas preocupações da véspera se tornaram os destaques do Brasil. Os ponteiros Lucarelli e Lipe, que haviam deixado a vitória contra a Argentina com dores na coxa e nas costas, respectivamente, entraram como titulares.

Eles passaram a quinta-feira em tratamento à base de remédios e fisioterapia para poder jogar.

E ambos foram fundamentais no primeiro set, Lucarelli pontuando e Lipe com defesas, no fundo de quadra.

No segundo set, os russos ficaram à frente do placar até o 16 a 16, quando o Brasil virou. A torcida que lotou o Maracanãzinho se inflamou neste momento e a seleção conseguiu manter a vantagem até o final novamente.

"Oooo o campeão voltou", começaram a cantar os torcedores no intervalo do segundo para o terceiro set.

Nos Jogos de Londres-2012, o Brasil também havia feito 2 a 0 sobre a Rússia, mas tomou a virada. Naquela oportunidade, o treinador Vladimir Alenko tirou o central Muserskiy da ponta e o colou como oposto. Algo incomum, que deu certo. Nesta sexta, o técnico era o mesmo, mas Alenko não tem mais Muserskiy em seu elenco.

Melhor para o Brasil, que desta vez nem sequer um set perdeu para os rivais.