SUL Florianópolis (SC)

Escola é lugar de andar com chinelão e perna-de-pau, brinquedos que dividem a atenção das crianças com as personalidades da TV


Sandy & Júnior é cantiga
de roda ou pegadinha?


Fábio Correa/Folha Imagem
Nayara Farias (esq.), Sulamita Ramos e Suelem Santos brincam de chinelão
da enviada a Florianópolis

A falta de espaço nas grandes cidades brasileiras confinou a maioria das brincadeiras de rua ao pátio da escola ou à aula de educação física.

Também é nas capitais que mais se percebe a influência da televisão, da mídia em geral e dos brinquedos eletrônicos no repertório de atividades
infantis.

Numa creche de Florianópolis, o menino Lucas Teixeira, 4, não vacilou ao responder à Folha que uma de suas brincadeiras preferidas era a “pegadinha do Faustão”. Outro coleguinha seu confundiu cantiga de roda com “música de Sandy & Júnior”.

Ainda assim, todos sabiam cantar Ciranda, Cirandinha e Atirei o Pau no Gato na hora da roda orientada pela professora. Do mesmo modo, a lista de brincadeiras preferidas desses pequenos trazia o videogame ao lado da batata-quente e da bolinha de gude. Na Escola Básica Municipal Batista Pereira, no bairro de Ribeirão da Ilha, em Florianópolis, meninas e meninos locomoviam-se com desenvoltura na perna-de-pau. A peça de madeira, brinquedo incomum nos dias de hoje, parecia, porém, velha conhecida das crianças daquela escola. “Essa perna-de-pau é da escola.

Mas eu brinco sempre, desde quando eu era menor, que eu também tinha uma lá em casa e quebrou”, diz Kamila Eduarda Vargas, 11.

Entre as brincadeiras preferidas de Kamila e sua amiga Suelem Suzany dos Santos, 10, está verdade-ou-consequência, um jogo de salão semelhante à berlinda, em que são levantados defeitos e qualidade morais dos jogadores.

No verdade-ou-consequência, deita-se no chão ou numa mesa, uma garrafa vazia. Gira-se a garrafa e espera-se até que ela pare de rodar. Ao jogador para quem o gargalo apontar, o jogador oposto pergunta: “Verdade ou consequência?”.

“Aí, a pessoa responde se quer verdade ou consequência. Se ela disser verdade, a pessoa que perguntou diz uma verdade sobre ela. Sempre uma coisa meio ruim, que a outra não quer que ninguém saiba. Por isso pouca gente responde verdade”, explica.

Se o jogador responder consequência, terá de cumprir um castigo apontado por seu opositor, já que não quis expor a verdade.

Kamila e Suelem moram em Ribeirão da Ilha, um dos bairros mais antigos de Florianópolis, com forte influência da imigração açoriana, facilmente percebida no sotaque da população.

Na versão da brincadeira corre-cotia cantada por Kamila e Suelem, é clara a referência à herança portuguesa.

Versão mais comum:

Corre, cotia
De noite e de dia
Debaixo da cama
De sua tia
Corre, cipó
Na casa
Da vó
Lencinho branco
Caiu no chão
Moça bonita
Do meu coração

Versão de Florianópolis:

O galo e a galinha
Foram à festa em Portugal
O galo foi de saia
E a galinha de avental
Roda, cotia
De noite e de dia
O galo cantou
E a casa caiu

Na mesma escola em Ribeirão da Ilha, crianças brincavam de chinelão na hora do recreio. O brinquedo, que a reportagem não encontrou em nenhuma outra região, é um grande chinelo feito de madeira e três correias de couro. Três crianças _cada uma com os pés colocados sob uma das correias_, segurando na cintura uma da outra, fazem o chinelão andar.(MF)


Leia mais: Por que todo herói tem bunda?

Leia mais:

Do que você gosta de brincar?

Essa brincadeira é de menino ou de menina?

É pela cabeça que se laça o touro?

Sandy & Júnior é cantiga de roda ou pegadinha?

Por que todo herói tem uma bunda?

Para ir ao céu tem de levar tanta pancada?

Beijo, abraço, aperto de mão ou açaí?

Você sabe quem foi que inventou a maria-cadeira?

Brinquedos