SUDESTE Diamantina (MG)

Nos rochedos de Minas Gerais, meninos explicam como fazem papagaio e peteca e se dedicam aos jogos do garrafão e da estrela-novo-toco; meninas se divertem com suas pedrinhas


Para ir ao céu tem de levar tanta pancada?

Fábio Correa/Folha Imagem
Meninos brincam de garrafão

da enviada a Diamantina

Para soltar pipa em Diamantina, os meninos procuram o vento forte do alto dos rochedos que cercam a cidade. Lá de cima, avistam pequenos riachos, restos de garimpos extintos e o casario histórico que data dos idos de 1700.

A turma de garotos é formada pelos irmãos Indiano Woonder de Almeida Costa, 13, Indiomar de Almeida Costa,12, e seus amigos Fabrício Santos Silva, 11, e Johnny Angelo Ferreira Santos, 9. Indiano explica que eles mesmos fazem alguns de seus brinquedos, como a pipa (que chamam também de papagaio) e a peteca. “A gente faz tudo da pipa, a rabiola, o bambolim, o corpo. A gente usa esse plástico fino e a gente vai fazendo.”

Seu irmão Indiomar descreve o jeito de se fazer uma peteca:

“Precisa de um pedaço de sandália havaiana velha. Você pega e corta um pedaço redondo, que vai ser a parte de baixo. Depois tem que ter um pino de ferro ou de metal, como um prego grande. Você enfia esse pino no pedaço de sandá lia, no meio. Daí tem que achar as penas, que são penas de galinha que a gente pega na casa de alguém que cria galinha. Daí você pega umas folhas secas de bananeira, tem que ser folha seca, e amarra as penas no pino com as folhas. E prende também a parte de baixo com as folhas.”

Fábio Correa/Folha Imagem
Em Diamantina, pula-cela chama-se
estrela-novo-toco
Lá no alto dos rochedos, o grupo escolhe brincar primeiro de vitória, uma versão do barra-bandeira em que a bandeira é uma pedra grande com uma pedra menor em cima. O jogo consiste em atravessar o campo do adversário sem ser colado (pego) e roubar apenas a pedra pequena.

Depois eles brincam de gar-
rafão. Com uma pedra vermelha, riscam no chão a garrafa e o céu, um círculo afastado do garrafão, que funciona como pique.

O jogo se torna um tanto violento quando o pegador, Indiano, consegue tocar em Fabrício fora do garrafão. A regra, segundo Johnny explica, “é que a pessoa que for pega vai apanhando de todo mundo até conseguir chegar no céu, levando chute e tudo”.

Entre as brincadeiras preferidas do grupo estão o segmento e o jogo estrela-novo-toco. No segmento, uma criança é escolhida para ser o mestre. Tudo que ela fizer _pular sela, virar pirueta, subir em árvore_ deve ser imitado pelas outras. “Se não fizer, leva cocão (cascudo)”, Fabrício conta.

Estrela-novo-toco é uma variação do jogo de pula-sela, em que uma criança se inclina, e as outras vão pulando por cima dela. A diferença é que, no estrela, há várias modalidades de salto, conforme a ordem vai sendo dada por quem pula primeiro:

_ Estrela novo toco! (pulo normal);
_ Pastelão quente! (ao pular, o jogador apoia as mãos espalmadas nas costas do sela);
_ Unha de gavião! (ao pular, os dedos do jogador se apoiam como patas de gavião nas costas do sela);
_ Saco de batata! (o jogador pula e vira sela também, abaixando-se ao lado do primeiro sela);
_ Levar o burrinho ao pasto! (depois de pular, o jogador é carregado nas costas pelo sela).

E assim por diante, até completarem toda a variedade de saltos.

No distrito de Sopa (a cerca de 10 km de Diamantina), a brincadeira era de meninas e uma das mais antigas.

No pátio da igreja, sentadas numa mureta, Carla Cristina Xavier, 8 e Adelaine de Jesus Oliveira, 10, praticavam o jogo das pedrinhas, também chamado de jogo dos saquinhos ou cinco-marias.

Equilibrando as pedrinhas no dorso da mão, Adelaine explicou os lances do jogo: “Tem que jogar tudo para cima e deixar cair nas costas da mão, daí vai pingando e começa a jogar. Quem não erra ganha um galo (um lance do jogo)”.(MF)


Leia mais: Beijo, abraço, aperto de mão ou açaí?

Leia mais:

Do que você gosta de brincar?

Essa brincadeira é de menino ou de menina?

É pela cabeça que se laça o touro?

Sandy & Júnior é cantiga de roda ou pegadinha?

Por que todo herói tem uma bunda?

Para ir ao céu tem de levar tanta pancada?

Beijo, abraço, aperto de mão ou açaí?

Você sabe quem foi que inventou a maria-cadeira?

Brinquedos