Música colonial era ouvida por
elite branca e negros cativos

(16/03/2000)

Pesquisas derrubam mitos sobre a música feita e ouvida pelo povo no período colonial, registrada nas mais antigas partituras brasileiras.
De música verdadeiramente documentada, composta por brasileiros e escrita em pentagrama, restaram os acervos de matinas e ladainhas, antífonas e novenas. Essa parcela remota do patrimônio musical surgiu em grande escala nas Minas Gerais do século 18. O repertório foi eminentemente sacro. Era escrito, como na Europa, a cada nota cantada pelas vozes ou entoada pelos instrumentos. Leia mais

     
Cerca de 2.500 obras
resistem ao tempo, às
traças e a extravios
Ouro Preto guarda
partituras inéditas
há dois séculos

Para o musicólogo Régis Duprat, artistas brasileiros compunham de modo semelhante aos europeus, mas não faz sentido compará-los a Haydn ou Mozart.
 
Entre as 900 partituras velhas, permanecem não executadas boa parte de músicas compostas por autores anônimos há pelo menos dois séculos.
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