Anterior | Índice | Próxima

União Européia quer taxar companhias aéreas contra poluição

da Deutsche Welle 15/05/2000 17h45

A Comissão Européia planeja cobrar uma taxa ambiental sobre vôos, a fim de reduzir o ruído e as emissões nocivas ao meio ambiente, informa o jornal de Hanôver "Hannoversche Allgemeine Zeitung", em sua edição de segunda-feira (15).

A União Européia pretende lutar para impor sua proposta na 33ª assembléia geral da Organização Internacional de Aviação, no próximo ano. Caso não consiga a adesão à proposta de todo o mundo, restringiria o plano ao espaço aéreo europeu.

O aumento do tráfego aéreo praticamente estaria anulando as vantagens ambientais da nova geração de motores. Além do mais, vôos de curta distância deveriam tornar-se supérfluos, através de melhor coordenação dos trajetos oferecidos pelas redes ferroviárias. O jornal baseia-se em documentos da Comissão Européia.

A taxa ambiental seria cobrada das companhias aéreas, usando como referencial o grau de emissões e nocividade de seus aviões e motores. Várias alternativas estão sendo discutidas: um valor complementar ao preço do vôo, uma taxa proporcional à distância da rota, ou por cada operação de decolagem ou aterrissagem.

A taxa ambiental substituiria outra proposta da União Européia, de cobrança de um imposto sobre o combustível para aviões.

As novas propostas teriam sido apresentadas às instituições européias, já tendo sido discutidas, entre outras instâncias, pelas respectivas comissões parlamentares.

Clique aqui para ler mais sobre economia na Folha Online

Clique aqui para ler mais notícias da Deutsche Welle.


Anterior | Índice | Próxima


Esta página é melhor visualizada em navegadores versão 4 ou superior.
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.