Ruth Rocha fala sobre literatura e infância com o público

Escritora acaba de publicar "Atrás da Porta"

Do Universo Online 14/06/97 19h38
São Paulo
Divulgação

Ilustração de
"Atrás da Porta"

Ruth Rocha é autora de mais de uma centena de livros infantis. Ela acabou de publicar "Atrás da Porta", primeiro livro infantil lançado na Biblioteca Nacional (Rio de Janeiro). Ruth Rocha escreve para crianças há quase 30 anos e seu livro mais famoso é "Marcelo, Marmelo, Martelo", publicado pela primeira vez na revista "Recreio", da editora Abril.

A revista, que circulou de 1969 a 1971, marcou a literatura infantil brasileira e vendia 1 milhão de exemplares por mês. Neste sábado, ela conversou com os interanautas sobre literatura infantil, inspiração e a infância na era da informática. Confira os melhores momentos e leia a íntegra no Arquivo da estação de Bate-papo.

Sobre a inspiração:
As idéias das pessoas saem sempre das cabeças delas. A questão é como entram. As idéias entram na cabeça da gente, através das leituras, dos filmes, muitas vêm das conversa, das coisas que estudamos.

Os melhores livros infantis:
Recomendo "Bisa Bia Bisa Bel", da Ana Maria Machado; "O Gênio do Crime" do João Carlos Marinho, o "Tom Sawyer" do Mark Twain, os livros do Carlos Moraes, os livros do Marcos Rey, os livros do Ricardo Azevedo, da Fanny Abramovich e todos os da Ana Maria Machado e do João Carlos Marinho.

Receita de sucesso:
Todo o livro de ficção parte de uma boa história. Dependendo da história, você faz o recheio, você cria personagens, cria incidentes e descobre, de repente, qual é o sentido do livro. Aí, você faz o acabamento.

O estímulo à leitura:
O segredo da leitura é: primeiro, que a criança saiba ler, isto é, leia bem, comprenda o que lê. O segundo segredo é que o livro seja aprorpiado para idade, divertido e bem escrito.

"Atrás da Porta", seu último lançamento:
Qual é a criança que não sonhou encontrar um tesouro ou uma biblioteza atrás da porta?

A disseminação da informática e a dimunuição da leitura:
Não acho que houve queda de leitura por causa dos computadores. Acho que os livros infantis nunca foram tão populares no Brasil como hoje.

A criança hoje:
A criança de hoje é mais informada, inclusive porque tem mais liberdade. Quem não tem liberdade, não se informa.

A formação do escritor de livros infantis
Para ser autor de livro infantil, ou para ser autor de qualquer tipo de livro, a primeira condição é que você tenha lido, no mínimo, de 500 a 1000 livros. Em segundo lugar, que você goste de crianças, se interesse por crianças, seja cúmplice de criança.

Os melhores programas infantis:
Acho que são os programas da Tv Cultura e, acredite se quiser, adoro Chaves.


 

   

Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo
desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,
sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.