E S P E C I A L
Oscar

O Povo contra Larry Flint

 

Havel conseguiu papel para Courtney Love
Diretor conta como presidente tcheco influenciou na decisão

Reuters 17/02/97
De Berlim (Alemanha)

A polêmica cantora de rock punk Courtney Love conseguiu seu papel no filme "The People vs. Larry Flynt" graças à opinião do presidente tcheco Vaclav Havel, revelou o diretor do filme, Milos Forman.

Forman, 65, contou que escolheu Love apesar de sua falta de experiência como atriz entre outras 80 candidatas. O filme sobre o proprietário da revista pornográfica "Hustler" estreou internacionalmente neste final de semana no Festival de Berlim.

O diretor, nascido na Tchecoslováquia, contou que mostrou os testes das três finalistas ao seu amigo Havel em Praga. "Tinha três finalistas e estava inclinado por escolher Courtney, mas não tinha certeza absoluta", disse Forman em entrevista coletiva no sábado. "Mostrei os testes a Vaclav e Olga, na época sua mulher. Os dois votaram em Courtney".

Havel, dramaturgo e líder dissidente antes de chegar à presidência, há seis anos, voltou a se casar recentemente. Olga morreu de câncer no ano passado.

"Das 60 que fizeram os testes para o papel, havia 59 atrizes profissionais e a única que veio à primeira reunião e conhecia o roteiro era a diva do rock and roll chamada Courtney Love", disse Forman.

Love, viúva do líder do grupo Nirvana, Curt Kobain, teve vários problemas com a lei nos Estados Unidos, na Holanda e na Austrália nestes últimos anos. Entre outras coisas, ela tem atacado admiradores durante suas apresentações, envolveu-se com drogas e foi acusada de má conduta em um avião.