BUSCA Miner



Índice | Próxima

Festival “Latitudes Villette/Brésil” leva o PercPan a Paris

RONALDO SOARES 26/05/2000 11h01
da Folha de S.Paulo, em Paris

O festival “Latitudes Villette/Brésil”, que começa nesta sexta-feira (26) em Paris, seria apenas mais um daqueles eventos de música brasileira para estrangeiro ver, se não fossem dois acontecimentos inéditos que ele vai promover.

O primeiro (não cronologicamente, mas em importância) é o fato de reunir pela primeira vez Paulinho da Viola ao lado da Velha Guarda da Portela em uma apresentação na Europa.

O segundo é que o evento vai abrigar a primeira versão em solo estrangeiro do festival PercPan, que há sete anos acontece em Salvador _este ano, foi realizado pela primeira vez também em São Paulo.

O “Latitudes Villette/Brésil” ocupará nos próximos dois finais de semana a programação do parque La Villette _um complexo de entretenimento e lazer em Paris.

Este final de semana será consagrado ao PercPan parisiense e terá Gilberto Gil e Naná Vasconcelos como mestres de cerimônia.

São eles que vão apresentar os artistas que subirão ao palco de hoje (sexta-feira) até domingo (28).

Seus convidados são Maria Bethânia, Lenine (acompanhado de Carlos Malta e Pife Muderno), Alceu Valença (com o grupo de maracatu Nau Brasil), Egberto Gismonti (ao lado de índios do Xingu) e Martinho da Vila (que se apresentará com o grupo Folia de Reis).

O segundo final de semana do festival terá o samba carioca tradicional como carro-chefe.

Dessa vez, caberá à bateria da Portela abrir cada dia do evento, também com apresentações ao ar livre.

A sexta-feira traz uma programação eclética, com apresentações de Lenine e Paulinho Moska, além dos grupos Karnak e Mestre Ambrósio.

O grande momento do evento será em dose dupla e justamente no encerramento: Paulinho da Viola e a Velha Guarda da Portela fecham as noites de sábado (27) e domingo (28).

O artista pernambucano Antonio Nóbrega também estará presente nos dois últimos dias do festival, apresentando nova versão de seu espetáculo “O Marco do Meio-Dia”.

Batucada

Além de música, o “Latitudes Villette/Brésil” programou uma série de apresentações de grupos de capoeira e também de bailes de gafieira.

O público poderá também participar de “ateliês de batucada”, como os franceses classificam as aulas de percussão.

Os alunos terão o direito de se juntar ao grupo Ilê Aiyê e à bateria da Portela nas apresentações que antecedem todas as noites do evento.

Durante o festival _que faz parte das comemorações dos 500 anos da chegada dos portugueses ao Brasil_, haverá também a degustação de pratos típicos da culinária brasileira, além de exposições de fotos e exibições de filmes nacionais.

Clique aqui para ler mais de Ilustrada na Folha Online

Índice | Próxima

 EM CIMA DA HORA