BUSCA Miner



Índice | Próxima

“Laços de Família” vai discutir transplante de órgãos e prostituição

da Folha Online 29/05/2000 18h27
no Rio

Marcelo Bartolomei
Veja mais fotos
Vera Fischer mostra pasta com
seus textos: colagem na capa
A partir da próxima segunda-feira, dia 5, Manoel Carlos estará de volta à TV: estréia na Globo “Laços de Família”, a nova novela das oito, que vai tratar de temas polêmicos como o transplante de órgãos e a prostituição, entre outros.

Não é a primeira vez que a Globo coloca os temas em xeque, mas, no texto de Manoel Carlos, o “Maneco”, as personagens estarão mais próximas da realidade, uma característica do autor, apresentadas em diálogos fáceis e cenas que tentam passar emoção ao telespectador.

Em clima de euforia e encanto, foi lançada nesta segunda-feira de manhã para a imprensa, no Rio de Janeiro, a novela “Laços de Família”. O “meeting” com a imprensa, realizado na livraria Argumento, no Leblon, tentou aproximar mais ainda a idéia de ligar o ambiente da novela ao bairro, onde se passa a história.

A protagonista da novela, Vera Fischer, a Helena, foi a mais nostálgica: “Moro aqui no Leblon desde que vim para o Rio e adoro este bairro”, disse.

O principal tema da novela é o transplante de medula, necessário a vítimas de leucemia. A novela traz também encontros e desencontros amorosos e relações familiares que justificam o título da novela _o que Manoel Carlos garante tentar manter durante todo o desenrolar da história.

Durante a trama, Camila (Carolina Dieckmann) descobre a doença e, a partir disso, começa a luta para encontrar uma medula compatível, e revelam-se verdades do passado sobre a sua paternidade, além da força da união familiar.

Maternidade

Helena, sua mãe, como a própria intérprete Vera Fischer define, “faz tudo pela filha”, e é capaz até mesmo de renunciar o amor por Edu (Reynaldo Gianecchini) para ver a filha feliz. É que Camila se apaixona pelo namorado da mãe, um médico recém-formado, cujo romance com Helena é alvo de preconceito da família. Está aí mais uma polêmica, já um pouco batida na TV: o namoro de mulheres mais velhas com homens mais novos.

“Toda novela tem um objetivo. Um deles é conquistar o espectador”, brinca Manoel Carlos. “Mas, falando mais sério, acho que esta novela vai ajudar a incentivar o transplante de medula. Ninguém sabe direito o que é isso. As pessoas não fazem idéia que é só doar um líquido que depois se refaz no corpo e, assim, salvar uma vida. Vejo quanto é difícil alguém fazer doação de medula, porque as pessoas têm medo e acham que é algo muito complexo”, disse.

Em “Por Amor”, sua última novela na Globo, Manoel Carlos trouxe à tona a polêmica troca de bebês entre mãe e filha (vividas por Regina e Gabriela Duarte, respectivamente), mostrando uma mesma vertente que leva agora a “Laços de Família”: o amor de mãe e filha.

Manoel Carlos aposta também na personagem vivida por Giovanna Antonelli, a Capitu, uma universitária e mãe solteira que faz programas de luxo para para manter os estudos, o filho e a família, sem ninguém imaginar sua dupla vida. “A Capitu é um presente. É uma garota de programa que faz tudo para ajudar no orçamento da família. Ela não faz isso por prazer. O seu sonho, no fim, é encontrar um príncipe encantado, afinal, qual mulher não sonha com isso?”, disse a intérprete.

O elenco tem também Tony Ramos, Marieta Severo, José Mayer, Deborah Secco, Fernando Torres, Helena Ranaldi, Alexandre Borges, Walderez de Barros, Luigi Baricelli, Regianne Alves, Giovanna Antonelli, Julia Feldens, Flávio Silvino e Paulo Zulu, entre outros.

Ibope

O autor de “Laços de Família” disse ser preocupado com a audiência da novela. Em razão disso, admite rever a condução de algumas tramas. “Tenho preocupação com o Ibope sim. É isso que nos paga. Se tiver que mudar, mudo tudo. Tem autores que dizem que não mudam, mas tudo isso é resposta do público, e eu aceito”, afirmou.

(Marcelo Bartolomei)

Veja álbum especial de fotos do lançamento da novela

Leia também:
Deborah Secco faz papel de vilã na nova novela da Globo

Clique aqui para ler mais de Ilustrada na Folha Online

Índice | Próxima

 EM CIMA DA HORA