Palmeiras abre Paulistão 97

Time enfrenta o São José, com juiza canadense

Agência Folha 07/02/97 23h42
De São Paulo

Com Luizão e Viola, o Palmeiras abre neste sábado o Campeonato Paulista de 1997 diante do recém-promovido São José, no estádio Martins Pereira, em São José dos Campos (SP), às 16h.

Na opinião dos jogadores e do técnico Márcio Araújo, o maior problema do Palmeiras é o regulamento e o "próprio Palmeiras". "Tivemos menos de uma semana para nos habituar às novas regras, principalmente em relação às faltas", reclamou o meia Djalminha.

"Saímos de um campeonato como o Torneio Rio-São Paulo que tinha uma regra. Em cinco dias tivemos que esquecer uma cultura de décadas", disse Araújo. "Mas o maior adversário do Palmeiras continua sendo o próprio Palmeiras."

Para não deixar que seja surpreendido pelo São José, o treinador comparou o time ao astro da NBA (liga profissional de basquete dos Estados Unidos), Michael Jordan. "Falo aos atletas o mesmo que o Michael Jordan: 'A cada jogo todos têm uma motivação maior para me marcar, por isso a cada jogo tenho que encontrar uma motivação'."

Dentro de campo, Araújo também escalou Viola e Luizão, "o ataque mais caro do Brasil", segundo Viola. Caso um deles volte a ter má atuação, o meia Cassiano é opção para o segundo tempo. "O posicionamento do Viola melhorou bastante nos últimos treinos", elogiou Araújo.

Os jogadores do Palmeiras mostram que estão bem mais tranquilos para a estréia neste Paulista, por causa exatamente das contratações dos rivais Corinthians e Santos. "É ótimo não entrarmos como favoritos", disse o lateral e capitão Cafu. "Deixem pensarem que vão fazer barba, bigode, unha do pé, porque vamos correr por fora e levar o título", disse Viola.

A juíza canadense Sonia Denoncourt, da Fifa, que vai apitar o jogo ao lado de duas bandeirinhas mulheres, são outras atrações deste sábado. "Espero que a juíza saiba das novas regras", disse Luizão.

O Palmeiras deve jogar neste sábado com a seguinte escalação: Velloso; Cafu, Sandro, Cléber e Júnior; Leandro, Rogério, Marquinhos e Djalminha; Luizão e Viola.

Leia também