Índice | Próxima

Flu passa pelo Fla e dispara na liderança no Rio

Universo Online 17/05/97 23h46
De São Paulo

O Fluminense derrotou o Flamengo por 2 a 0 na noite deste sábado no Rio e ficou muito próximo de conquistar o terceiro turno do Campeonato Carioca. A equipe lidera a competição com sete pontos ganhos, cinco a mais que os vice-líderes Vasco e Botafogo. O clássico foi disputado no Maracanã e valeu pela terceira rodada do torneio.

O time rubro-negro, que a partir de terça-feira decide a Copa do Brasil contra o Grêmio, está virtualmente eliminado do Campeonato Carioca. O Botafogo, campeão de primeiro e segundo turnos, já está assegurado na final.

O Flamengo começou melhor. Só precisou de 14s para chegar ao gol do Fluminense. Em uma falha groseira da dupla de zaga tricolor -que contava com o volante Márcio Costa improvisado-, a bola sobrou para Romário totalmente livre, dentro da área, finalizar. Ele bateu rasteiro no canto direito do goleiro Adílson, que atuou bem e colocou para escanteio.

Passado o susto inicial, o Fluminense tentou controlar o ritmo do jogo, tocando a bola no meio campo e esperando uma oportunidade para marcar.

Mas as defesas apelaram para as faltas. Foram dez apenas nos oito primeiros minutos. Dois rubro-negros, Fábio Magrão e Júnior Baiano, receberam cartão amarelo logo no início.

Se a defesa era mais violenta, o ataque do Flamengo se mostrava mais criativo. Aos 9min, Iranildo fez bom lançamento para o lateral-esquerdo Gilberto. Ele penetrou na área sem marcação, mas acabou chutando para fora e desperdiçando a chance de abrir o placar.

O Fluminense foi mais eficiente. Aos 15min, em contra-ataque pela direita, Rôni lançou para área. A bola passou pelo estreante goleiro Júlio César, de 17 anos, e sobrou para Alcindo fazer 1 a 0.

A vantagem tricolor, obtida quando o Flamengo era melhor, esfriou os rubro-negros e deu tranquilidade ao Fluminense. Isso, apesar de a defesa continuar permitindo a troca de bolas em frente à sua área, o que só não era mais perigoso por causa dos constantes erros de passe dos flamenguistas.

Aos 29min, o zagueiro Júnior Baiano atingiu Rôni com um pontapé sob o olhar do juiz Ubiraci Damásio, que preferiu apenas marcar a falta sem advertir com cartão o jogador, que já tinha amarelo.

O Fluminense voltou arrasador no início do segundo tempo. Aos 40s, depois de triangulação pela direita com Ronald, Dirceu e Nildo, este último cruzou com perfeição para Rôni. Mesmo livre, o atacante acabou cabeceando para fora.

Aos 2min, novamente Rôni teve oportunidade de marcar. Penetrou na área e chutou para fora.

No lance seguinte, foi a vez de Alcino tentar jogada de área. Foi derrubado por Júnior Baiano, que acabou sendo expulso depois da marcação do pênalti.

Aí brilhou o goleiro Júlio César. Ele defendeu a cobrança do lateral Ronald. O Fluminense não tinha seu batedor oficial, Paulo Roberto, que não atuou por estar machucado.

A defesa de Júlio César ´acordou´ o Flamengo. A equipe retomou o comando do jogo e passou a pressionar o Fluminense, mesmo com um jogador a menos.

Aos 20min, o técnico do Flamengo Sebastião Rocha, ousou ainda mais. Tirou o meia Lúcio, que não atuava bem, e colocou o atacante Marco Aurélio. Deixou o time com apenas dois meio-campistas (Bruno Quadros e Iranildo), já que Fábio Magrão fora substituído pelo zagueiro Braga, que assumiu o lugar de Júnior Baiano.

O tiro saiu pela culatra. O Fluminense passou a dominar o meio-campo e tomou conta do jogo. O segundo gol veio justamente por causa desta deficiência do Flamengo. Aos 32min, a zaga rubro-negra rebateu bola para entrada da área, mas só havia jogadores tricolores para pegar a sobra. Dirceu arriscou de longe e fez 2 a 0, garantindo a vitória.

A terceira rodada será completada neste domingo. O Vasco, que tem dois pontos em dois jogos, enfrenta o Bangu em São Januário. Em Campos, o Americano (um ponto em uma partida) recebe o Botafogo (dois pontos em dois jogos).


Ficha técnica
Flamengo 0 x 2 Fluminense - Rio de Janeiro
Flamengo: Júlio César; Fábio Baiano, Jr. Baiano, Fabiano e Gilberto
(Leonardo); Bruno Quadros, Fábio Magrão (Braga), Iranildo e Lúcio (Marco
Aurélio); Romário e Sávio
Técnico: Sebastião Rocha
Fluminense: Adílson; Ronald, Vágner, Márcio Costa (César) e Jorge Luís;
Dirceu, Cadu, Nildo e Yan; Alcino e Rôni (Renato Gaúcho)
Técnico: Valdir Espinosa
Local: estádio do Maracanã, do Rio de Janeiro
Juiz: Ubiraci Damásio
Gols: Alcindo, aos 15min do primeiro tempo; Dirceu, aos 32min do segundo tempo
Cartões amarelos: Fábio Magrão, Fabiano, Marco Aurélio (Fla); Vágner,
Alcindo (Flu)
Cartão vermelho: Júnior Baiano





Índice | Próxima