Anterior | Índice | Próxima

Torneio com Fla e Palmeiras marca despedida de Bobô

Por Luiz Francisco 27/06/97 17h37
Agência Folha
De São Paulo

A uma semana para o início do Campeonato Brasileiro, dois dos principais candidatos ao título -Palmeiras e Flamengo- intensificam os preparativos para a disputa da competição participando da segunda edição do torneio ''Maria Quitéria'', que será disputado em Salvador (BA).

Além do Palmeiras e Flamengo, participam também do torneio o Vitória e o Bahia. O jogo de abertura do ''Maria Quitéria'' está previsto para as 15h30 de sábado, na Fonte Nova, entre Vitória e Flamengo. Na próxima terça-feira, às 21h30, o Palmeiras estréia na competição enfrentando o Bahia.

Os dois vencedores da rodada inicial disputam o título na quinta-feira à noite, também na Fonte Nova. Em caso de empate nos dois jogos, os finalistas do ''Maria Quitéria'' serão conhecidos através das cobranças de pênaltis.

O jogo entre Bahia e Palmeiras vai marcar oficialmente a despedida do atacante Bobô. Campeão brasileiro em 88 pelo Bahia, o jogador vai disputar os primeiros dez minutos da partida. ''É um orgulho para mim encerrar a carreira no clube que me projetou nacionalmente'', disse o atacante.

A partida marca também oficialmente a estréia do técnico Luís Felipe no Palmeiras. O Flamengo participa do torneio em Salvador com o mesmo time que vai disputar a final da ''Copa dos Campeões'' contra o São Paulo, na próxima terça-feira.

Sem o centroavante Romário, servindo à seleção brasileira, a grande atração do time carioca é o atacante Sávio.

Os dois principais times da Bahia vão aproveitar o torneio para testar suas equipes. Completamente reformulado em relação à equipe que disputou o Campeonato Baiano -até sexta-feira o clube tinha feito sete contratações-, o técnico do Bahia, Geninho, disse que pretende utilizar a competição para entrosar o time.

''Tenho apenas uma semana para dar um padrão tático aceitável à equipe'', disse o técnico. O Bahia inicia sua participação no Campeonato Brasileiro no próximo domingo, enfrentando o Bragantino, em Bragança Paulista (SP).

Com menos problemas do que o rival, o Vitória tem apenas dois desfalques em relação ao time que conquistou o tricampeonato baiano -o primeiro na história dos 98 anos do clube.

Deixaram o Vitória o zagueiro Junior Tuchê (emprestado para o Palmeiras até dezembro) e o centroavante Agnaldo (emprestado ao Corinthians pelo mesmo período).

Pressionado pelos torcedores, que ficaram revoltados com os empréstimos dos dois jogadores, a diretoria do Vitória pode anunciar ainda neste sábado a contratação do centroavante Saulo, que defendeu o Santa Cruz no Campeonato Pernambucano.

A diretoria do Banco Excel Economico -patrocinador do clube- já autorizou a contratação do atacante.

A primeira edição do ''Maria Quitéria'' foi realizada no ano passado. Além do Bahia e Vitória, disputaram a competição o Internacional e o Coritiba. O campeão foi o Vitória, que venceu o Internacional na final.

A FBF (Federação Bahiana de Futebol) encaminhou sexta-feira aos promotores do torneio ''Maria Quitéria'' um documento proibindo mudanças nas regras para a disputa da competição.

Os organizadores do torneio e a emissora que comprou os direitos de transmissão dos jogos (SBT) pretendiam adotar as mesmas regras do torneio Rio-São Paulo, realizado no início deste ano.

No Rio-São Paulo (torneio conquistado pelo Santos), as principais mudanças foram a cobrança de laterais com os pés, tiros livres sem barreira da meia-lua após a décima quinta falta coletiva, suspensão dos jogadores por cinco minutos (faltas graves que não eram punidas com o cartão vermelho) e saída de campo do atleta que cometesse cinco faltas individuais.

O ex-jogador e comentarista Eliseu Godoy, um dos organizadores do ''Maria Quitéria'', disse que ficou frustrado com a medida adotada pela FBF. ''Acho que as alterações nas regras seriam uma atração a mais para os torcedores.''

Segundo Godoy, os dirigentes da FBF exigiram uma autorização da Fifa para aceitar as alterações. ''Não deu tempo de encaminhar ao João Havelange (presidente da Fifa) a nossa proposta'', disse Eliseu Godoy.


Anterior | Índice | Próxima



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo
desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,
sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.