Anterior | Índice | Próxima

Oscar recebe homenagem do COI

Agência Folha 18/07/97 17h39
De São Paulo

O ala Oscar Schmidt, 39, recebeu nesta sexta, no Rio de Janeiro, a Ordem Olímpica, uma homenagem do COI (Comitê Olímpico Internacional) aos atletas que, dentro da carreira, mais prezaram o ideal olímpico.

Oscar foi homenageado na sede do COB (Comitê Olímpico Brasileiro), onde recebeu a condecoração (um colar de prata) do presidente da entidade, Carlos Arthur Nuzman.

"Se tivesse de fazer uma escolha entre todos os prêmios que recebi em minha carreira, escolheria a Ordem Olímpica", afirmou Oscar.

Ele é o maior cestinha da história dos Jogos Olímpicos. Nos cinco que disputou (Moscou-80, Los Angeles-84, Seul-88, Barcelona-92 e Atlanta-96), marcou 1.093 pontos -219 em Atlanta, onde ultrapassou a marca dos mil pontos.

"Uma medalha se conquista pela obstinação. Este colar eu recebi porque a entidade máxima do esporte no mundo achou que eu merecia. É especial", disse Oscar.

O maior título do jogador foi o Pan-Americano de 87, em Indianápolis (EUA). Na final, o Brasil derrotou uma equipe norte-americana liderada pelo superpivô David Robinson, astro do San Antonio Spurs, equipe da NBA (liga profissional norte-americana).

Antes de Oscar, quatro brasileiros haviam recebido a Ordem Olímpica: João do Pulo (atletismo, em 82), André Richer (remo, em 85) Anísio da Silva Rocha (hipismo e pentatlo, em 88), e Carlos Arthur Nuzman (vôlei, em 92).

"Ele (Oscar) merece esta homenagem por sua colaboração ao esporte dentro e fora das quadras", declarou Nuzman.

Atualmente, Oscar é secretário municipal de Esportes de São Paulo. Nas duas últimas temporadas, defendeu o Corinthians-Amway, de São Paulo. Jogará, agora, por uma equipe montada pelo banco Bandeirantes.

Copa América

O técnico do Brasil, Hélio Rubens, 56, dispensou o ala Ricardo e o pivô Marcelão da equipe que prepara para a disputa da Copa América, em agosto, no Uruguai. O Brasil enfrenta, em seu grupo, Argentina, Cuba, México e Uruguai. Quatro seleções se classificam para o Mundial de 98, na Grécia.


Anterior | Índice | Próxima



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo
desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,
sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.