Anterior | Índice | Próxima

Universidade recorre de suspensão a nadador por doping

Por Fausto Siqueira 04/12/97 18h03
Agência Folha
De Santos

A Universidade Santa Cecília, de Santos (SP), poderá recorrer à Justiça para tentar anular a punição imposta ao nadador Hugo Duppré pela CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos).

Na última segunda-feira, a CBDA anunciou a suspensão do atleta por quatro anos devido ao uso de doping, constatado em exames realizados no laboratório da Universidade de Quebec, no Canadá.

O advogado José Roberto Batocchio disse nesta quinta-feira que está sendo feita uma ''investigação profunda'' para descobrir a razão pela qual os testes de prova e contraprova resultaram positivos, já que Duppré nega ter usado a nandrolona, substância anabolizante apontada pelos exames.

Ex-presidente nacional da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Batocchio foi contratado pela universidade para defender o atleta.

Segundo ele, o recurso contra a decisão da CBDA poderá ser encaminhado à Fina (Federação Internacional de Natação) ou à Justiça brasileira.

''Depende do conteúdo da prova. Se obtivermos uma prova definitiva, acachapante, como acredito que conseguiremos, vamos pela via administrativa (recurso à Fina)'', declarou Batocchio.

O médico Fernando Solera, presidente da Comissão de Dopagem da Federação Paulista de Futebol e também contratado pela universidade para trabalhar no caso, afirmou que pretende conhecer como foram executadas todas as etapas do exame.

''Vamos fazer um estudo detalhado desde o momento em que a urina saiu da bexiga do Hugo até ela chegar ao Canadá. Existe um protocolo a ser seguido. Se uma dessas etapas não foi cumprida, isso pode alterar o resultado do exame'', declarou.

Segundo Solera, Duppré está sendo submetido a novos exames em laboratórios credenciados, que serão confrontados com os testes feitos no laboratório canadense.


Anterior | Índice | Próxima



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo
desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,
sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.