O acidente, passo a passo



AJB 09/07/97 21h03
Do Rio de Janeiro

1 - Às 8h32, o Fokker 100 da TAM, prefixo PT WHK, decola do Aeroporto de São José dos Campos, com destino ao Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Era a escala final do vôo 283, que partira de Vitória (ES) com destino a São Paulo. O trecho, de 123 km, estava previsto para durar 20 minutos.

2 - Oito minutos após a decolagem, um "artefato", que pode ser uma bomba, explode na 16ª fileira de poltronas, próxima à porta direita traseira do Fokker. Abriu-se um rombo na fuselagem de um metro de altura por dois de largura.

3 - A 2.400 metros de altitude, o avião sofre uma despressurização repentina. O engenheiro Fernando Caldeira de Moura Campos, 38, é projetado para fora do Fokker. Outros passageiros próximos ao rombo na fuselagem também são puxados, mas conseguem se segurar. Os 54 passageiros que ficaram no avião entram em pânico.

4 - O corpo de Campos despenca a uma velocidade de cerca de 100 metros por segundo e estatela-se no chão de uma fazenda no município de Suzano, a 35 km de São Paulo. O impacto abre um rombo de um metro de profundidade na terra.

5 - O avião sofre uma desestabilização e uma das aeromoças tenta controlar o pânico. Chorando muito, ela pede calma e diz que a situação está sob controle. Algumas máscaras de oxigênio caem e são disputadas pelos passageiros.

6 - O Fokker se estabiliza. O piloto Humberto Scarel inicia a aterrissagem. Os passageiros começam a controlar a histeria e, embalados pela a aeromoça, põem-se a rezar.

7 - Às 8h45, o piloto avisa a torre do Aeroporto de Congonhas que houve uma explosão e precisa fazer um pouso de emergência.

8 - O Fokker aterrissa, sem incidentes, às 8h52. Dentro do avião, passageiros e tripulação choram e batem palmas.

9 - Uma equipe de bombeiros e de médicos, que estava de prontidão, leva seis passageiros feridos para o ambulatório. Os outros são conduzidos para um hotel, na Zona Sul de São Paulo.

10 - O Fokker 100 é levado para o hangar da TAM e a Polícia Federal é chamada para investigar as causas do incidente.
 

   

Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo
desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,
sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.