Presos aceitam proposta para encerrar motim

Rebelião na Praia Grande causou morte de três detentos

Agência Folha 12/05/97 13h41
De Praia Grande (São Paulo)

Os rebelados da Cadeia Pública de Praia Grande (litoral de São Paulo) aceitaram encerrar o motim iniciado na madrugada desta segunda-feira em troca da transferência de dez presos. O anúncio do acordo foi feito no início desta tarde. Eles devem suspender a rebelião assim que o carro que irá transferir os dez presos chegar à cadeia.

O motim, que já dura 11 horas, foi iniciado após uma tentativa de fuga frustrada, e causou a morte de três detentos. Segundo funcionários da cadeia, os três presos mortos haviam sido condenados por crimes hediondos, como estupro, e foram executados a tiros pelos próprios rebelados. Outros quatro detentos feridos foram retirados da cadeia de manhã e levados para hospitais da região. Outros seis foram atendidos no local.

O juiz corregedor chegou também pela manhã para negociar com os presos. Cerca de 280 presos participaram do motim, iniciado após uma tentativa de fuga frustrada na Cadeia Pública da Vila Tupy. A exigência inicial era a transferência de 170 condenados.

Os amotinados ainda mantêm 30 reféns (presidiários) sob ameaça de morte. Esta é a quinta rebelião em um mês na Baixada Santista.