Boeing da Varig sofre acidente em Carajás

Co-piloto morre e seis ficam feridos

Agência Folha/AJB 14/02/97 19h32
De Belém e do Rio de Janeiro

Reprodução
Boeing-737/200
Boeing-737/200 semelhante ao acidentado
Uma pessoa morreu nesta sexta-feira durante pouso de um Boeing-737/200 da Varig no aeroporto de Carajás, no sul do Pará. O avião derrapou às 12h30 (horário de Brasília) na pista no momento do pouso -a pista estava molhada. Houve uma derrapagem e um dos pneus estourou. O avião, prefixo PP-CJO, saiu da pista e chocou-se com as árvores, a cerca de 50 metros.

O co-piloto José Aparecido de Oliveira morreu no hospital da cidade. O piloto Cairo Santos e cinco passageiros ficaram feridos. O avião fazia a rota Belém-Brasília, com escalas em Marabá e Carajás. No momento do acidente, estavam a bordo 46 passageiros e seis tripulantes.

Notas
oficiais

A Varig divulgou no final da tarde de no Rio uma nota oficial a respeito do acidente. A nota, na íntegra, é a seguinte:

"A Varig informa que o seu Boeing-737/200, prefixo PP-CJO, com 46 passageiros e seis tripulantes a bordo, quando fazia o vôo RG-265, após pousar no aeroporto de Carajás, sob forte temporal, saiu da pista, colidindo com árvores na lateral.

No acidente, cinco passageiros e dois tripulantes sofreram ferimentos, entre eles o co-piloto José Aparecido de Oliveira, que faleceu ao dar entrada no hospital local. O avião fazia o vôo Belém/Marabá/Carajás/Brasilia. Decolou de Marabá às 11h55 e pousou às 12h30 em Carajás (hora de Brasilia).

A tripulação estava composta pelo comandante Cairo Santos, pelos comissários Mauro Pantoja, Gilton Carvalho, Cláudia Nicolela e Cláudia Regina Araujo, além do co-piloto José Aparecido de Oliveira.

A Varig está tomando todas as providências no sentido de prestar atendimento aos que sofreram ferimento, à família de seu funcionários e aos demais passageiros.

Autoridades aeronáuticas e técnicas da empresa seguiram para o local, para apurar as causas do acidente."

A Infraero divulgou a seguinte nota sobre o acidente:

"Informamos que às 11h34 de hoje o vôo da Varig 265, aeronave Boeing 737, prefixo PPCJT, procedente de Belém, com destino a Brasília, na escala em Carajás, ao tocar no solo da pista de pouso, próximo à cabeceria número 10, saiu da pista, chocando-se com árvores na lateral direita. No acidente faleceu o co-piloto José Aparecido e quatro pessoas com ferimentos leves foram socorridas imediatamente no Hospital Yutaka Takeda. Demais passageiros e tripulação estão em boas condições de saúde e já acomodados nos hospitais do núcleo urbano de Carajás. Todo o atendimento foi prestado pela Infraero e Companhia Vale do Rio Doce. O aeroporto foi interditado por aproximadamente 1h, já estando reestabelecidas as operações de pouso e de decolagem."

Informações na Internet

  • Varig - Site oficial da empresa.