Começa farra do boi em Santa Catarina

Polícia não evita correria nas ruas

AJB 24/03/97 12h57
De Florianópolis

Como sempre acontece nos dias que antecedem a Páscoa, a farra do boi foi oficialmente deflagrada neste último final de semana em várias localidades do litoral de Santa Catarina. Este ano, no entanto, a Polícia Militar está proibindo o corre-corre de farristas atrás do boi pelas ruas das cidades.

Quem quiser incomodar o boi com provocações, como jogar areia nos olhos do animal, bater com galhos em seu dorso ou irritá-lo acenando com pedaços de panos, deve fazê-lo dentro de mangueirões - cercados de madeira, que lembram uma arena. A PM informou que, se for flagrada alguma farra do boi fora dos limites do cercado, o farrista poderá ser preso e o dono do boi responsabilizado por qualquer estrago que o animal possa causar em via pública.

Apesar da proibição, no sábado à noite os farristas perseguiram alguns bois pelas ruas dos bairros Ingleses e Lagoa da Conceição. A farra do boi provocou muito corre-corre, sustos e gritarias. Não houve feridos e nem a presença de policiais.

A farra do boi é uma tradição deixada por portugueses da Ilha de Açores (Portugal) que imigraram para o litoral de Santa Catarina. Ela é realizada, normalmente durante a Semana Santa e serve, segundo os praticantes, para lembrar a malhação de Judas.