Anterior | Índice | Próxima

Líder do MST prevê novos conflitos entre sem-teto e PM

Agência Folha 21/05/97 17h52
Do Rio de Janeiro

João Pedro Stédile, principal dirigente do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), previu nesta quarta-feira novos choques entre os sem-teto e a polícia. ''O êxodo rural, provocado pela falta de uma ampla reforma agrária, armou um verdadeiro barril de pólvora nas cidades'', afirmou em referência ao confronto de terça em São Paulo, entre sem-teto e a Polícia Militar, que causou três mortes.

Em entrevista no Rio de Janeiro, onde participou do 9º Fórum Nacional, no BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Stédile disse que o MST tem uma vinculação de pregação com o movimento dos sem-teto. ''A nossa pregação é para que todos os pobres das cidades se organizem para resolver seus problemas, ao invés de esperar pelo governo'', disse.

Stédile recomenda que os sem-teto ocupem terrenos baldios, que servem à especulação imobiliária, para pressionar o governo a resolver o problema habitacional. Ele disse que o MST não vai mudar a sua pregação por causa das mortes ocorridas na terça. ''As mortes não são responsabilidade do povo que se organiza, mas dos governos irresponsáveis.''



Anterior | Índice | Próxima