Índice | Próxima

Começa a funcionar em SP o cadastro único de órgãos

Agência Folha 07/07/97 10h19
De São Paulo

O Cadastro Técnico Único (nova denominação para a lista única de pacientes à espera de um órgão para transplante) começou a funcionar oficialmente no Estado de São Paulo às 7h desta segunda-feira. A resolução foi publicada no ''Diário Oficial do Estado'' de sábado. O cumprimento da ordem da lista será fiscalizado pelo Ministério Público.

São Paulo é o primeiro Estado no país a implantar a lista única de receptores, que se tornou obrigatória com a nova Lei dos Transplantes, sancionada em fevereiro. Até agora, foram cadastrados apenas os pacientes à espera de coração, rins, fígado e pulmão.

''Em uma segunda fase, faremos as listas dos receptores de córnea, medula e demais tecidos'', explicou Maria Cecília Correa, chefe de gabinete da Secretaria de Estado da Saúde. ''Priorizamos os órgãos que precisam ser retirados com rapidez e necessitam de confirmação de morte cerebral do doador.'' A distribuição dos órgãos seguirá basicamente três critérios: tempo de espera do órgão, características biológicas (como tipo sanguíneo e compatibilidade tecidual) e situações de emergência.



Índice | Próxima



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo
desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,
sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.