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Tragédia no
Vôo 402

Piloto ouviu alarme antes de decolar

Aeronáutica diz que comandante não identificou pane

AJB 28/11/96 20h00
De Brasília


O Ministério da Aeronáutica divulgou nesta quinta-feira (28) um relatório preliminar sobre o acidente do avião Fokker 100 da TAM. O documento foi elaborado com base nas primeiras informações da Comissão de Investigação de Acidentes Aeronáuticos. O relatório indica que houve pane na decolagem, mas não é conclusivo e, por filosofia do Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, não aponta os responsáveis e o tipo de falha que provocou o acidente.
Durante o taxiamento na pista do aeroporto de Congonhas, os pilotos ouviram o sinal do alerta nível dois, mas não conseguiram identificar o motivo. Na cabeceira da pista fizeram uma nova checagem dos equipamentos e como houve confirmação da normalidade dos instrumentos prosseguiram na decolagem. Por volta das 8h26, durante a decolagem e logo após sair do solo, houve uma pane e os pilotos tentaram uma medida corretiva no sistema autothrottle, que é o acelerador do avião.
A nota da Aeronáutica revela ainda que o piloto teve apenas 25 segundos com o avião fora do solo e descreve a sua trajetória. Com a pane nos equipamentos, a aeronave em pleno vôo, inicialmente derivou para a direita, mantendo-se em baixa altitude e velocidade. Durante a queda, manteve-se numa acentuada inclinação à direita, colidiu com edifícios e pegou fogo.
A comissão de peritos também ouviu testemunhas especializadas em mecânica das aeronaves, que viram o reversor do motor direito abrir e fechar várias vezes. Estas testemunhas, segundo a nota da Aeronáutica, também ouviram o barulho correspondente a falha no equipamento.
Os peritos confirmam que houve um alto grau de danos na caixa preta incendiada durante o acidente e por isso ela foi enviada para o fabricante em Seattle, nos Estados Unidos. A primeira leitura foi realizada no laboratório do fabricante no Brasil e também enviada junto com a caixa preta para o National Transportation Safely Boar, em Washington, nos Estados Unidos. Participaram do início das investigações os representantes da Fokker, do Air Accidents Investigation Brach e da Rolls Royce.
A Coordenadoria de Comunicação Social da Aeronáutica informou que não há previsão para divulgação de outras notas oficiais sobre o acidente da TAM, que provocou a morte de 99 pessoas. Também faz um apelo para que se tenha cautela na divulgação de informações e adverte que o Ministério da Aeronáutica, através do CCSA, é a "única fonte oficial" sobre o acidente. A nota foi divulgada às 11h13 e às 12h o expediente do CCSA foi encerrado para uma confraternização, segundo informou o oficial de plantão, que não estava autorizado a dar mais esclarecimentos sobre o assunto.