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Tragédia
no
Vôo 402
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O vôo e o avião
Segundo especialistas, jato é um dos
mais seguros
Agência Folha 31/10 19h28
De São Paulo
Fokker-100 da TAM idêntico ao
acidentado |
A TAM, empresa aérea fundada em
1976 pelo comandante Rolim, opera atualmente com 45
aviões da marca holandesa Fokker. A empresa paulista
possui 28 modelos Fokker 100, segundo registros do
Departamento de Aviação Civil (DAC). Essa aeronave é
caracterizad como um jato médio para 108 passageiros e
autonomia de vôo para até 5h30.
Com seu projeto aerodinâmico e
suas turbinas Rolls-Royce, o Fokker-100 é, segundo
especialistas em aeronáutica, um dos jatos mais seguros
do mundo. Seu projeto começou a ser desenvolvido pela
empresa holandesa Fokker em 1969, ano em que foi lançado
o primeiro jato para aviação regional, o F-28.
Seu sucesso fez com que fossem
desenvolvidos sucessores com conceitos parecidos. Cada
Fokker-100 custa 30 milhões de dólares.
Com a saúde financeira debilitada,
a empresa cedeu o controle acionário ao grupo alemão
Dasa, em 92, e, com um rombo de 2,4 bilhões de dólares,
teve a falência decretada este ano. Empresas que, como a
TAM, adquiriram uma das 1,2 mil aeronaves em operação
têm a manutenção do jato garantida. Apesar da
falência, a parte saudável do grupo foi mantida em operação.
O grupo TAM é o maior consumidor
dos aviões da empresa holandesa Fokker na América
Latina. O acidente desta quinta-feira (31) foi o primeiro
envolvendo um Fokker F-100 no Brasil. A TAM é a única
empresa que opera esse tipo de avião no país.
A TAM não descartou o uso das
aeronaves, mesmo depois do anúncio da falência da
companhia holandesa, no início do ano. 'Não há por que
descartar o uso dos aviões Fokker. As aeronaves são
modernas e adequadas ao uso em grandes cidades. A TAM
não pretende passar a voar com outros aviões nos
próximos anos', afirmou Rolim Amaro, na ocasião.
Entre as vantagens do Fokker
destacadas por Rolim, estavam a rapidez e conforto dos
aviões. 'Esses aviões são silenciosos e seguros, fator
essencial para quem opera em um aeroporto dentro da
cidade.' Segundo a diretoria da TAM, a produção de peças
e manutenção das aeronaves era garantida pela Fokker.
A Fokker holandesa decretou
falência em 15 de março de 96 com uma dívida de 2,4
bilhões de dólares. Depois de decretada a falência, a
empresa anunciou que continuaria fabricando aviões até
1997.
Fokker 100 |
Fabricante:
Fokker Aircraft B.V. |
Velocidade
Máxima: 850 km/h |
Capacidade:
108 passageiros |
Combustível:
12 820 l |
Autonomia
de Vôo: 5h30 |
Comprimento
da Pista: 1 300 |
Comprimento
da fuselagem: 35,53 m |
Envergadura
da asa: 28,08 m |
Altura:
7,53 m |
Altitude
vôo cruzeiro: 10 700 m |
Capacidade
porões carga/bagagem: 7 700 Kg |
Peso da
aeronave: 25 200 Kg |
Este vôo da empresa não faz parte
do pool da Ponte Aérea Rio-São Paulo, trata-se
de um serviço separado que liga os aeroportos centrais
das duas maiores capitais brasileiras.
Origem: |
SÃO PAULO (Congonhas) -
SP |
Destino: |
RIO DE JANEIRO (Santos
Dumont) - RJ |
Nº Vôo |
Saída |
Chegada |
Nº Escalas |
Frequência |
KK402 |
8.20 |
9.05 |
0 |
Seg Ter Qua Qui Sex |
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