Primeira páginaÚltimas notíciasPolíticaEconomiaInternacionalEsportesTecnologiaCulturaWelcome  
 

Tragédia no
Vôo 402

Suposto piloto da TAM faz
acusações sobre a empresa

BOL 1/11 23h50
De São Paulo

Um suposto piloto da TAM, que afima ter 16 anos de trabalho na companhia, procurou a Rede Globo para acusar a empresa aérea de irregularidades. Em reportagem do jornalista Caco Barcellos apresentada nesta sexta-feira (1) à noite no Globo Repórter, foram mostradas cópias de documentos (que o piloto alega serem oficiais) que comprovariam que ela não cumpre recomendações da lei quanto às folgas dos pilotos: eles folgariam apenas um dia por semana, e não dois.

Além disso, ainda segundo os documentos, a jornada diária de trabalho não seria respeitada. De acordo a reportagem da Globo, a lei determina que a tripulação de uma aeronave deve voar no máximo 9 horas por dia, com um número máximo de cinco pousos nesse período. Pilotos da TAM teriam feito jornadas acima de 13 horas, com mais de cinco pousos e com descansos entre turnos de trabalho inferiores às 12 horas determinadas por lei. "Já teve dias em que a gente chegou a trabalhar 26 horas direto", acusou o suposto piloto da TAM, que não se identificou nem mostrou o rosto.

A Rede Globo disse que procurou a TAM e seus representantes para que rebatessem as acusações, mas afirmou que a empresa preferiu não se manifestar até que os laudos técnicos sobre a queda do Fokker 100 estejam concluídos.