Índice | Próxima

Raio em subestação de Bauru provocou blecaute, diz ministro

Da Redação 12/03/99 18h53
Em São Paulo

O ministro das Minas e Energia, Rodolpho Tourinho, disse agora há pouco que um raio na subestação de Bauru, no interior de São Paulo, provocou o blecaute nacional na noite desta quinta-feira.

O raio ocasionou o desligamento de cinco linhas de transmissão de energia, resultando no apagão que deixou 76 milhões de brasileiros no escuro.

Segundo Mário Santos, diretor do Operador Nacional de Sistemas, os Estados que têm sistemas próprios de energia, como Minas Gerais, puderam voltar à normalidade por geração própria. Os casos de São Paulo e do Rio foram mais difíceis porque o problema afetou justamente as principais fontes elétricas.

Tourinho disse que somente depois das 17h desta sexta-feira foi possível identificar o problema. O ministro também negou que esteja transferindo a responsabilidade do problema para a Cesp.

O ministro definiu o fato como "excepcional", não colocando em dúvida, a seu ver, a confiabilidade do sistema elétrico brasileiro. Segundo Mário Santos, o raio caiu exatamente às 22h16 e provocou um fenômeno conhecido como "flashover", quando a carga elétrica é tão forte que sobrecarrega a capacidade de dispersão dos pára-raios.


Índice | Próxima


Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo
desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,
sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.