Índice | Próxima

Preço do serviço WAP será definido pelo mercado, diz EDS

Do FolhaNews 12/04/2000 14h51
No Rio de Janeiro

O presidente de telecomunicações, entretenimento e mídia da EDS (Eletronic Data Systems), Reza Jafari, disse nesta quarta (12), durante a Americas Telecom 2000, que a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) deve se preocupar apenas em harmonizar o mercado quanto à implantação do serviço de Internet na telefonia celular (tecnologia WAP).

De acordo com ele, em relação à questão de tarifa e preços, o melhor seria a agência reguladora deixar com o mercado a solução do problema. "Essa é uma tecnologia nova e o mercado consumidor e as empresas vão falar mais alto na questão do preço a ser cobrado pelo serviço. Cabe ao mercado ditar o sucesso ou o fracasso do serviço'', disse.

Jafari explicou que não basta as operadoras disporem do serviço WAP. Vai ser preciso, segundo ele, que elas busquem o conteúdo para o serviço. Ele citou a inclusão de noticiários e entretenimento, além da possibilidade de uso do correio eletrônico e de informações comerciais.

A EDS faturou no ano passado US$ 24,9 bilhões. A empresa opera em 50 países e é especializada no desenvolvimento de telecomunicações, mídia, cabo e banda larga, além de entretenimento e broadcast.

A Folha Online, primeiro jornal em tempo real em língua portuguesa, e o UOL, maior provedor de Internet para a América Latina, já lançaram em março passado o FolhaWAP, o primeiro noticiário em português para Internet Móvel.

O acesso é aberto e gratuito e pode ser obtido via celular, desde que o usuário tenha aparelho habilitado, no endereço www.folhawap.com.br. Quem não tem o telefone habilitado para a tecnologia WAP pode acessar informações sobre o serviço FolhaWAP no endereço www.uol.com.br/fol/wap.

(Luiz Queiroz)


Índice | Próxima


Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo
desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,
sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.