Índice | Próxima

IBGE vai ouvir meninas de 10 anos sobre fecundidade

Agência Folha 15/08/99 11h01
Do Rio de Janeiro

O censo demográfico do ano 2000, aplicado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), terá, pela primeira vez, meninas a partir de 10 anos respondendo a questões sobre fecundidade. A pesquisa começa em agosto do próximo ano.

Até 1991, quando foi realizado o último censo, as questões em relação à sexualidade eram feitas para adolescentes com 15 anos ou mais. A inclusão de meninas de 10 anos no relatório revela o reconhecimento da atividade sexual a partir dessa idade.

As perguntas sobre fecundidade serão seis, entre elas, o número de filhos nascidos vivos e mortos até 31 de julho de 2000, e data de nascimento ou idade presumida do último filho. O questionamento das meninas será feito com a presença dos pais. Caso os responsáveis não autorizem a pesquisa, essa parte do relatório ficará em branco.

Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostras à Domicílio de 1991, 19.844 meninas entre 10 e 14 anos tiveram filhos, em um universo de 31,935 milhões de mulheres que tiveram filhos no Brasil naquele ano. No mesmo ano, o número de adolescentes entre 15 e 17 anos que tiveram bebês foi 274.528. A partir daquele ano, os dados recolhidos em pesquisas domiciliares passaram a considerar apenas adolescentes com 15 anos ou mais, pois o governo considerava pequena a participação sexual de meninas com idades inferiores.


Índice | Próxima


Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo
desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,
sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.