BUSCA Miner



Índice | Próxima

Cariocas 'abraçam' baía de Sepetiba

PEDRO DANTAS 16/04/2000 18h43

da Folha de S. Paulo
no Rio de Janeiro

Moradores dos arredores da baía de Sepetiba, na zona oeste do Rio, realizaram neste domingo (16) um "abraço ecológico" ao local. Foi a terceira manifestação do gênero, após o abraço à lagoa Rodrigo de Freitas, na zona sul carioca, e à praia de Ramos, na zona norte.

Sepetiba é a última parada antes da chamada "Costa Verde" do Estado, que compreende os municípios de Angra dos Reis e Parati e segue até o litoral norte de São Paulo.

Segundo os organizadores, 6.000 pessoas participaram do ato que reivindicou a instalação de estações de tratamento do esgoto despejado nas águas da baía.

O presidente do Fórum SOS Sepetiba, Marcos Imperial, disse que 15 municípios do Rio despejam seus esgotos nas águas da baía.
Moradores da região querem que o governo do Estado faça projeto de tratamento de esgoto para as 10 mil casas populares que estão sendo construídas no local. "Não foi realizado nem sequer estudo de impacto ambiental", disse Imperial.

Os manifestantes também reivindicam a revisão do projeto de construção do porto de Sepetiba. "A dragagem para liberar a passagem de navios de grande porte pelo canal do Guandú trouxe à tona metais poluentes", disse a presidente da Associação de Moradores e Amigos de Sepetiba, Rosângela Serafim.

Clique aqui para ler mais notícias de geral na Folha Online.

Índice | Próxima

 EM CIMA DA HORA