Anterior | Índice | Próxima

Líderes irlandeses ganham prêmio Nobel da Paz

AP 16/10/98 10h07
De Oslo

John Hume e David Trimble ganharam nesta sexta (16) o prêmio Nobel da Paz por seus esforços para solucionar o conflito na Irlanda do Norte.

Hume, líder do maior partido católico da Irlanda do Norte, e Trimble, líder do principal partido protestante, foram agraciados pelo comitê norueguês do prêmio Nobel por seu trabalho destinado a pôr fim "ao conflito religioso e social na Irlanda do Norte que custou mais de 3.500 vidas humanas".

"John Hume foi o mais claro e constante dos dirigentes políticos da Irlanda do Norte em seu esforço por uma solução pacífica" do conflito, disse o comitê do Nobel.

Quanto a Trimble, o comitê afirmou que, "como líder do partido tradicionalmente predominante da Irlanda do Norte, mostrou grande coragem política quando, numa etapa crítica do processo, propôs soluções que conduziram ao acordo de paz".

O comitê destacou que o acordo de paz assinado em abril foi possível também graças a outros dirigentes políticos da Irlanda do Norte e aos governos do Reino Unido, Estados Unidos e República da Irlanda. O prêmio, de US$ 963 mil, será dividido em partes iguais entre Hume e Trimble.

© Associated Press 1998



Anterior | Índice | Próxima



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo
desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,
sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.