Índice | Próxima

Polícia descobre "fortaleza" construída no Rio por traficante

AJB 18/11/98 19h59
Do Rio de Janeiro

A polícia civil descobriu uma fortaleza, construída pelo chefe do tráfico no Morro do Dendê. A casa de Marcelo Soares de Medeiros, traficante conhecido como Marcelo PQD, surpreendeu os policiais da 37ª DP, na Ilha do Governador. Uma passagem secreta foi instalada em um dos banheiros da mansão, para dar acesso a um esconderijo subterrâneo. Os policiais também descobriram uma outra casa, também com um compartimento secreto, próxima ao morro do Dendê, alugada para a família do traficante. Um arsenal - com escopetas, pistolas, granadas - e pacotes de cocaína foram apreendidos durante a operação, realizada na tarde de terça-feira.

A mansão de Marcelo PQD, com aproximadamente 250 metros quadrados, foi erguida em um ponto estratégico na subida do Morro do Dendê e com uma vista panorâmica da Baía de Guanabara. A construção fica na rua Paranapuã e está praticamente finalizada, faltam apenas alguns detalhes no acabamento. A aparência de uma fortaleza é constada logo na entrada, onde está um muro alto, revestido com cerâmica cinza, a mesma utilizada na parte externa da casa. O traficante investiu em materiais de qualidade em todos os cômodos.

A polícia civil custou a encontrar a diferença existente na construção. "Soubemos que havia uma passagem secreta, mas ninguém conseguia achar", afirma o delegado da 37ª DP, Alcides Iantorno de Jesus. Os policiais vasculharam a casa, mas a procura pelo esconderijo teve que ser encerrada com uma marreta, que abriu um buraco no chão da cozinha. A suspeita estava confirmada. No subsolo da casa, o traficante construiu um quarto, com nove metros quadrados, e uma pequena sala.

A passagem secreta estava na parede falsa, construída em um banheiro da residência. O traficante já estava com praticamente tudo pronto para a mudança. O esconderijo foi todo revestido com pisos de ardósia cinza e já estava com uma cama de casal e uma geladeira. Uma vaso sanitário e uma torneira também foram instalados. A policia acredita que o local também poderia ser utilizado como cativeiro.

"A estrutura da casa é ideal para um seqüestro", afirma o delegado Alcides Iantorno. Dentro do esconderijo, a policia encontrou um pequeno arsenal: cinco escopetas calibre 12, uma pistola Walker PPK, um revólver Taurus, duas granadas, um pacote com pasta de cocaína, um colete a prova de balas e farta munição. A mansão também conta com um terraço no segundo andar com um banheiro, uma churrasqueira e uma vista privilegiada do Morro do Dendê.

Antes de chegar a fortaleza de Marcelo PQD, a polícia encontrou a casa onde o traficante estava morando com a mulher Aline, de 18 anos, o filho e a sogra. Quando a polícia chegou, a casa na Rua Doutor Manoel Marreiros, na Freguesia, estava vazia. Mas os policias conseguiram localizar na vizinhança a sogra do traficante, Iracema Siqueira de Souza, 37 anos, que alugou o imóvel, por R$ 900, para o traficante. Ela foi detida e será indiciada por associação para tráfico de entorpecentes. A policia conseguiu chegar a fortaleza, no Morro do Dendê, com as informações obtidas pela sogra, que passou o endereço de um dos pedreiros contratados pelo traficante. A policia foi até a residência do pedreiro, que informou o local da construção. "Estamos investigando há quatro meses e ainda pode haver uma terceira ou até mesmo uma quarta casa", adianta o delegado.

O padrão de qualidade das residências de Marcelo PQD foi constatado também na casa alugada, que tinha uma televisão de 34 polegadas, aparelhos de som importados e uma série de perfumes e outros artigos importados. O mais impressionante, no entanto, era a sala de musculação improvisada em um dos quartos com esteira automática, halteres e até mesmo um equipamento de bronzeamento artificial. O traficante investiu em conforto e armamentos. No banheiro da suíte havia uma banheira escondida em um compartimento secreto. Dentro do esconderijo estava uma metralhadora, um revólver Taurus, duas granadas, dois casacos camuflados, um pacote com pasta de cocaína, uma calça camuflada, munição, e uma identidade falsa com a foto de Marcelo PQD.



Índice | Próxima



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo
desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,
sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.