Anterior | Índice | Próxima

Caça AMX da FAB cai no mar no RJ

AJB 24/07/98 16h23
Do Rio de Janeiro

Um caça modelo AMX da Força Aérea Brasileira (FAB) caiu nesta sexta (24) às 12h15, durante vôo de treinamento, a 19 quilômetros da costa na altura da Restinga da Marambaia (Zona Oeste). Segundo a Aeronáutica, o piloto, coronel comandante César Bombonato, de 42 anos, morreu. Pai de dois filhos, César estava há 26 anos na FAB, e era considerado um piloto experiente. Sua esposa, que está em Fortaleza, não foi localizada.

Durante as buscas, feitas por helicópteros do Exército, foram encontrados os destroços da aeronave. As buscas recomeçam neste sábado. O tráfego aéreo e marítimo foi proibido na área - que pertence ao Exército - para facilitar as buscas. A Ponte Aérea Rio-São Paulo foi obrigada a alterar a rotas dos seus vôos.

Segundo a Aeronáutica, o piloto, que pertencia ao Primeiro Esquadrão do 16° Grupo de Aviação, em Santa Cruz (Zona Oeste), fez seu último contato com a Base de Santa Cruz às 11h51 e não teria notificado problemas no vôo, considerado de rotina. César, que estava sozinho, voava em formação com outros dois aviões. O nome e o depoimento dos pilotos não foi divulgado.

O AMX usado por César é um caça ítalo-brasileiro pequeno, que pode atacar um alvo e regressar à base sem ser detectado pelo radar. É impulsionado por uma turbina Rolls-Royce Spey 807 que pode levá-lo a uma velocidade de 940 km/h e capaz de carregar até 2,7 toneladas de bombas e mísseis. Ele é construído na cidade de São José dos Campos, pela EMBRAER, em consórcio com a Alenia e Aermacchi.

O AMX foi desenvolvido para o ataque a posições inimigas com diversos tipos de armamento e pode ser usado também para apoiar as esquadrilhas mais rápidas de F-5 e Mirage. Ele pode estar munido com bombas de 250 a 500 kg especiais para destruir bases, pontes ou barragens. Além disso ele é também capaz de carregar foguetes entre 70 e 127 mm para serem usados contra acampamentos, tanques, canhões e carros.

O AMX encontra-se em duas versões: a européia e a sul-americana. Em ambas existem cabides para carregamento de Sindwinder. A versão européia é equipada com um só do famoso canhão rotativo americano de 20mm M61-A1 Vulcan. Já a sul-americana vem equipada com 2 canhões DEFA de 30mm.

© AJB 1998


Anterior | Índice | Próxima



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo
desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,
sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.