BUSCA Miner



Índice | Próxima

Adiamento das eleições venezuelanas desfavorece Chávez

26/05/2000 20h38
da AP
em Caracas (Venezuela)

A decisão do Supremo Tribunal de Justiça venezuelano de adiar os comícios gerais programados para domingo, abriu uma possibilidade de triunfo para Francisco Arias, principal adversário do presidente Hugo Chávez, segundo analistas e políticos da oposição.

O adiamento das eleições, em virtude de problemas técnicos nos equipamentos de votação, provocou fortes críticas contra Chávez, que está sendo chamado de ineficiente e incapaz para lidar com as crises em torno do processo eleitoral. Analistas e opositores disseram que as críticas contra o governo podem ajudar Arias a somar mais votos. O general aposentado é ex-governador do estado Zulia, rico em Petróleo.

"Esta é uma eleição crítica. Em uma eleição onde não há lealdades de partidos, mas uma volatilidade de que a cada momento pode ter um tipo de influência", analisa a situação o professor universitário Ricardo Sucre.

Alguns colaboradores do governo, como o presidente da comissão legislativa, Luis Miquilena, rechaçou as críticas e sustentou que o mandato do atual presidente sai fortalecido da crise porque respeitou a decisão dos poderes públicos.

Clique aqui para ler mais notícias
internacionais na Folha Online.

Índice | Próxima

 EM CIMA DA HORA