Primeira páginaÚltimas notíciasPolíticaEconomiaInternacionalEsportesTecnologiaCulturaGeral   Como foi o dia na Câmara

Principais fatos desta terça-feira

AJB 28/01/97 21h57
De Brasília

Reeleicao 8h - Deputado Paes de Andrade (PMDB-CE) participa de café da manhã com líderes de partidos de oposição e do PPB para identificar o número de parlamentares contrários à emenda. O café se estende até às 11h.

9h - Senadores do PMDB informam que os rebeldes do partido -Iris Rezende (GO), Jáder Barbalho (PA) e José Sarney (AP)- fazem ligações a deputados para sugerir o não comparecimento na votação da emenda da reeleição.

9h30 - O presidente Fernando Henrique Cardoso começa o dia de trabalho recebendo as credenciais de embaixadores.

10h - Fernando Henrique abre espaço na sua agenda para o assunto da reeleição. Recebe os deputados Euler Ribeiro (PFL-AM), Pauderney Avelino (PPB-AM) e o senador Gilberto Miranda. Recebe em seguida o senador Jáder Barbalho (PMDB-PA).

10h30 - Nova leva de deputados vão ao Planalto. Os deputados de Roraima Francisco Rodrigues, Alceste Almeida e Luís Barbosa encontram-se com o presidente Fernando Henrique.

11h - O deputado Benito Gama (PFL-BA) chega ao Congresso, afirmando que naquele momento 409 deputados estavam em Brasília. Até às 15h acreditava que 412 estariam na cidade.

11h30 - Benito reúne-se com os demais líderes governistas no gabinete do presidente da Câmara, Luís Eduardo Magalhães (PFL-BA).

12h - A reunião dos líderes governistas é transferida para sala da liderança do governo na Câmara. Os líderes dizem estar confiantes na aprovação da emenda.

13h - Fernando Henrique tem almoço com empresários no Itamarati. Ele faz um brinde à reeleição.

14h - A sessão da Câmara começa com discursos de deputados no pequeno expediente.

15h35 - A Comissão de Constituição e Justiça vota pelo arquivamento do processo contra o deputado Marquinho Chedid (PSD-SP).

16h - O deputado Wilson Campos faz longo discurso anunciando sua candidatura à presidência da Câmara. Fala até às 17h, com o apartes elogiosos de vários parlamentares.

16h30 - Fernando Henrique fica com agenda livre, acompanhando as negociações no Congresso e vendo as notas de agências de notícia sobre o assunto.

17h - Luís Eduardo Magalhães inicia a apreciação da ordem do dia (emenda da reeleição). Nesse momento, 243 deputados registraram presença no plenário. O governo estima que 472 deputados estavam na Câmara.

17h50 - Luís Eduardo deixa o plenário sob o comando do deputado Róbson Tuma. 281 deputados com presença registrada no plenário. Deputados fazem discurso contra e a favor da emenda da reeleição.

18h - Senadores rebeldes do PMDB reúnem-se para decidir se liberavam a bancada de deputados a sair da obstrução à votação da emenda.

18h30 - O painel do plenário registra a presença de 309 deputados, um parlamentar a mais do que o número de votos necessários para a aprovação da emenda.

18h50 - Inicia-se o processo de encaminhamento da votação, com abertura para que parlamentares defendam ou ataquem a proposta com 317 deputados registrados no painel. Parlamentares da oposição estão no plenário, mas não registram a presença para obstruir a votação.

20h30 - Com 503 deputados presentes, o presidente da Câmara, Luís Eduardo Magalhães, declara aberto o processo de votação. Vários parlamentares tentam obstruir a votação, apresentando questões de ordem. Luís Eduardo não aceita os pedidos.

20h59 - Luís Eduardo declara encerrada a votação. A emenda da reeleição é aprovada em primeiro turno.