Índice | Próxima

Manifesto defende parlamentarismo monárquico
 

Agência Folha 01/02/99 19h23
De Fortaleza

O MPM (Movimento Parlamentarista Monárquico) divulgou manifesto nesta segunda, em Fortaleza, no qual defende a convocação imediata de um plebiscito para definir uma nova forma de governo para o Brasil. No manifesto, o movimento avalia que a atual crise econômica pode levar o país ao ``descalabro total´´ e defende o parlamentarismo monárquico como saída.

O presidente do MPM, Valdemar Meneses, diz que a principal preocupação do movimento é que a crescente queda de legitimidade do presidente Fernando Henrique Cardoso possa estimular o surgimento de alternativas golpistas e extra-constitucionais para o país. Ele avalia que a crise política vivida pelo governo FHC deu uma espécie de xeque-mate no sistema presidencialista.

O MPM possui cerca de 500 simpatizantes em todo o país e funcionou ativamente em 1993, quando houve o plebiscito que definiu o atual sistema de governo. Meneses diz que o MPM resolveu convocar novo plebiscito porque considera que o de 1993 sofreu manipulações. O movimento defende que o Congresso Nacional defina, entre os herdeiros da família real do país, quem seja o rei do Brasil.
(Paulo Mota)


Índice | Próxima



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo
desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,
sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.