BUSCA Miner



Índice | Próxima

Vereador Carmino Pepe pede expulsão de vereadores do PL

SÍLVIA FREIRE 05/05/2000 19h47
repórter da Folha Online

O vereador paulistano Carmino Pepe (PL) disse nesta sexta-feira (5) que vai entrar com um pedido de expulsão dos vereadores Archibaldo Zancra (PL) e José Viviani Ferraz (PL) por falta de decoro parlamentar pela discussão ocorrida entre os vereadores do partido no plenário da Câmara Municipal.

Carmino Pepe esteve nesta sexta no Dird (Departamento de Identificação e Registros Diversos) levantando os inquérito existentes contra os dois vereadores do PL. Pepe disse que tem interesse em auxiliar a polícia nos inquéritos com informações, mas não quis dizer o que teria a dizer.

A assessoria de Zancra disse que o vereador também pretende entrar com pedido de expulsão de Pepe do partido, por falta de decoro parlamentar.

Viviani Ferraz tem um inquérito envolvendo irregularidades em um loteamento clandestino, que segundo sua assessoria, já foi arquivado por falta de provas. Zancra tem inquéritos sobre irregularidades na Regional Vila Prudente, que era controlada pelo vereador. A assessoria de Zancra informou que o Ministério Público fez investigações na regional e nada foi encontrado.

Na sessão desta quinta-feira (4), os vereadores do PL, Archibaldo Zancra, José Viviani Ferraz, Luis Paschoal e Maria Helena entregaram um documento pedindo a indicação de Zancra à comissão especial que vai analisar o pedido de impeachment do prefeito Celso Pitta (PTN), ao então líder do partido, Mohamad Mourad (PL).

Carmino Pepe entendeu que os vereadores estavam dando um golpe no partido, já que o nome de Mourad já havia sido definido para integrar a comissão e começou um bate-boca.

Após a sessão da Câmara, um outro documento assinado pelos quatro vereadores destituiu Mourad da liderança do partido e colocou Zancra no lugar.

O motivo da briga interna do partido é o apoio ao prefeito Celso Pitta. Mourad e Pepe votam junto com a oposição enquanto os demais vereadores mantém apoio ao prefeito. Com Zancra indicado para a comissão especial, é provável que o prefeito some mais um voto a favor o arquivamento do pedido de impeachment.

Zancra se absteve de votar na instalação da comissão processante que investigas as denúncias feitas por representantes da OAB-SP (Ordem dos Advogados do Brasil) e que pede o impeachment de Pitta.

A comissão especial que analisa a aceitação do pedido de impeachment pelo não pagamento de precatórios é formada por sete vereadores e tem poder de arquivar o processo de afastamento pelo voto da maioria dos membros.

O presidente do diretório municipal do PL, Marcos Cintra, disse que a escolha do líder é assunto exclusivo da bancada e que não cabe ao partido interferir, mas lamenta o que ocorreu.

Cintra disse a briga na bancada prejudica o partido e sua candidatura à Prefeitura de São Paulo. Ele disse que se colocou à disposição dos vereadores para intermediar um entendimento entre eles. “O que não pode haver é a falta de respeito entre os vereadores”, disse Cintra.

O PL fez uma recomendação aos seus vereadores para que votassem a favor da abertura da comissão processante de Pitta e fechou questão em relação a abertura de uma CPI (comissão parlamentar de inquérito) para investigar as denúncias feitas pela ex-primeira-dama Nicea Pitta.

Com a mudança, assume a liderança da bancada um grupo que tem uma posição contrária à recomendação do partido. Segundo Cintra, o partido não faz policiamento da ação dos vereadores e cada um de acordo com sua consciência.

A situação está longe de estar tranquila dentro do PL mesmo com o bloco de situação assumindo a liderança da bancada. O vereador Viviani Ferraz foi testemunha de acusação no processo judicial contra a vereadora Maria Helena.

Os dois disputaram no ano passado o controle da regional da Fraguesia do Ò, zona norte de São Paulo. Maria Helena fez ameaças de morte ao vereador e chegou a mostrar um revólver em plenário na tentativa de intimidá-lo.

O Pittagate vai interferir no seu voto? Vote na enquete.

O Pittagate vai acabar em pizza? Vote na enquete.

Leia mais sobre o Pittagate na Folha Online.

Índice | Próxima

 EM CIMA DA HORA