Índice | Próxima

Néfi Tales também foi afastado antes do impeachment

Do Banco de Dados 24/03/2000 17h20


O último prefeito de uma grande cidade do Estado de São Paulo a ser afastado de suas funções foi o prefeito de Guarulhos, Néfi Tales (PDT).

Da mesma forma que ocorre agora com Celso Pitta, Tales primeiro foi afastado por decisão judicial. O juiz da 1ª Vara de Guarulhos, João Batista de Mello Paulo Lima, acatou as acusações feitas pelo Ministério Público e determinou
o afastamento do prefeito por improbidade administrativa e suposto enriquecimento ilícito.

Em 23 de dezembro de 1999, foi votado o processo de
impeachment pela Câmara Muncipal e Tales foi cassado.

Antes de Néfi Tales, o prefeito de Bauru, Antonio Izzo Filho (PPB) teve seu mandato cassado em 1998, acusado de irregularidades administrativas.

Além dessas, várias outras cidades do Estado de São Paulo tiveram seus prefeitos cassados. Kenji Kara, prefeito de Cotia, foi cassado em 1971, acusado de cometer irregularidades na prefeitura.

Em 1999, Santo Antônio do Aracanguá (a 600 km da capital, na região noroeste do Estado) teve seu prefeito, Yoshihito Zito (PFL), cassado; em Tremembé (135 km da capital, na região nordeste do Estado), Mário Carneiro Leão (PV) foi destituído do cargo.

Outra importante capital brasileira que teve seu prefeito afastado foi Belo Horizonte. Em 1965, a Câmara Muncipal aprovou o impeachment do prefeito Jorge Carone Filho e do vice, Jair Negrão de Lima, sob alegação de que a situação financeira da prefeitura era precária, sendo que desde outubro do ano anterior a prefeitura não pagava os salários de seus funcionários.

Atualmente, Francisco Amaral (PPB), prefeito de Campinas, também corre o risco de perder seu mandato. Em novembro de 1999 foi aberto o processo que pode determinar seu impeachment.

Leia mais sobre o Pittagate na Folha Online.


Índice | Próxima


Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo
desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,
sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.