Creative Labs lança kit multimídia especial para o Brasil

Empresa espera expandir seus negócios com produtos para o país

Do Universo Online 15/05/97 17h28
São Paulo

A Creative Labs, conhecida principalmente pela sua linha de placas de som Sound Blaster, anunciou na semana passada novos produtos para o mercado brasileiro. Um dos destaques é o kit multimídia "Aventura AWE64", que vem em uma versão específica para o mercado nacional. O kit inclui a mais recente placa de som da empresa, a Sound Blaster AWE64, o leitor de CD-ROM iNFRA1800, de duodécupla (12X) velocidade, controle remoto, um par de alto-falantes amplificados e microfone.

A estratégia da empresa é aumentar ainda mais a sua participação no mercado (que já é de 77%), oferecendo um pacote que alia equipamentos de última geração a um pacote de software de qualidade, incluindo alguns títulos brasileiros. Tudo com documentação em português.

A Sound Blaster AWE64 incorpora polifonia de 64 notas (de onde vem seu nome). Além disso, possui em sua memória sons de centenas de instrumentos, garantindo fidelidade a músicas digitais, entre outros recursos profissionais.

Para controlar a placa, o kit traz seis programas capazes de tirar proveito de todos os seus recursos, transformando o computador em uma pequena ilha de edição sonora. A unidade iNFRA1800, recém-lançada, oferece taxas de transferência constantes na casa de 1.800 kbytes/s, com tempo de acesso médio de 150 milissegundos, mesmo nas trilhas mais internas do disco (onde a velocidade costuma diminuir).

Outra novidade do kit, o controle remoto infravermelho, tem dimensões semelhantes às de um cartão de crédito e funciona até a uma distância de cinco metros. Permite o controle do CD-ROM, o volume da placa de som e até mesmo a navegação pela Internet, fazendo as vezes do mouse. Os comandos enviados pelo controle remoto podem ser confirmados por uma voz digitalizada.

Vídeo 3D
A Creative Labs também anunciou a placa de vídeo Graphics Blaster 3D, que oferece imagens tridimensionais otimizadas, um recurso muito bem-vindo em jogos e programas que fazem uso intensivo desse tipo de imagem.

Ao contrário de alguns produtos semelhantes, como a Monster 3D da Diamond, a placa da Creative dispensa a necessidade de outra placa de vídeo padrão instalada no computador. Nos EUA, a placa chega no mercado por US$ 99, incluindo 4 Mbytes de memória, o que lhe dá uma indubitável vantagem no quesito preço. O produto suporta as tecnologias DirectX (DirectDraw e Direct3D), que aceleram e melhoram a qualidade do visual de programas desenvolvidos para o "Windows 95". Trabalha também com os sistemas operacionais "Windows NT" e "MS-DOS".

A Graphics Blaster 3D trabalha com resoluções que vão até 1.600x1200 pontos e até 16,7 milhões de cores. A placa suporta padrões de instalação plug and play do "Windows".
Videoconferência
Outro lançamento anunciado pela empresa é a Video Blaster WebCam, uma câmera digital básica a cores. O produto é indicado para os que querem se conectar na Internet e entrar em salas de chat com vídeo ou criar um site com imagens atualizadas pessoais. Para isso, o pacote acompanha diversos programas de videoconferência, como o "Creative Video WebPhone", que funciona a partir de conexões de 28.800 bps.

Com a forma de uma bola (menor que uma de tênis), a pequena câmera é facilmente instalada na porta paralela, dispensando a instalação de placas adicionais. Suporta até 16,7 milhões de cores e é capaz de transmitir até 10 quadros por segundo em videoconferência (em condições ideais). Segundo a empresa, em chamadas internacionais, a taxa de transferência obtida chega a seis quadros por segundo.

O software que controla a câmera faz automaticamente compressão das imagens para otimizar a velocidade de transmissão. O produto suporta o padrão "Video for Windows", o que permite seu uso com os principais programas de conferência do mercado, como o "Microsoft NetMeeting", o "CU-See Me", da White Pine, e o "Video Phone", da Intel.
Negócios
Fundada em 1981, em Cingapura, a Creative Labs faturou US$ 1,2 bilhão no ano fiscal de 1995. A empresa, que já vendeu mais de 30 milhões de placas de som no mundo, pretende expandir seus negócios no Brasil. Atualmente, ela possui apenas um representante no país. Segundo Mark Adams, diretor-geral para a América Latina, estão sendo feitos estudos de mercado para a viabilização da abertura de um escritório no país, o que pode acontecer no ano que vem.

Adams disse em entrevista que a empresa pretende instalar um serviço de suporte a seus usuários ainda esse ano. O executivo acredita que, aumentando sua presença no mercado, a porcentagem respondida pelo contrabando (estima-se que metade dos kits multimídia do Brasil sejam contrabandeados) também diminua. Atualmente a Creative Labs tem quatro distribuidores no Brasil. Até o final do ano, a empresa espera ter mais dois.

Os produtos anunciados devem estar disponíveis ainda esse mês para o usuário final.
Paulo Fernando Silvestre Júnior

Onde encontrar - Creative Labs: tel. (011) 230-8333