Índice | Próxima

EUA põem laser no espaço para teste de arma

AP 02/10/97 18h42
De Maastricht (Holanda)

Os Estados Unidos aprovaram a utilização de um satélite das Forças Armadas para uma polêmica experiência com raio laser lançado da Terra. O porta-voz do Pentágono, Keneth Bacon, disse hoje que o objetivo é reduzir a vulnerabilidade dos sistemas de satélites dos Estados Unidos, copiando os dados que contribuíram para melhorar os modelos de computadores usados para proteger os equipamentos.

O laser do exército denominado Mid-Infra Advance será lançado da base de White Sands no Novo México, e iluminará o satélite por duas vezes durante dez segundos. O anúncio, feito pelo secretário de Defesa norte-americano William Cohen numa reunião de ministros de Defesa da OTAN, já é alvo de críticas que dizem que os Estados Unidos não poderiam utilizar de tecnologia espacial bélica.

Ao contrário, os partidários do projeto argumentam que o país depende cada vez mais das comunicações via satélite, por isso deve tomar medidas para protegê-los de eventuais ataques com raio laser. "O experimento está completamente enquadrado na política dos Estados Unidos e de direito internacional. Não destruiremos o satélite, não deixaremos escombros orbitais, nem causaremos danos aos outros satélites", declarou Bacon.


Índice | Próxima



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo
desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,
sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.