POR QUE CRESCEM OS CRIMES EM S. PAULO


Publicado na Folha de S.Paulo, sábado, 6 de outubro de 1973

As falhas da propria sociedade, e não as deficiencias da Polícia, são a causa do índice de criminalidade em São Paulo, afirmou o secretario da Segurança Publica, general Servulo da Mota Lima, em palestra na Universidade Mackenzie.
Entre essas falhas, ele apontou a falta de emprego, as migrações a prostituição e o aumento do numero de menores abandonados. E, a proposito deste ultimo item, defendeu a tese de que é necessario controlar a natalidade para evitar a superpopulação. Só deve nascer, disse em sintese, quem pode ser criado em "condições humanas", pois do contrario as crianças serão futuros marginais.
Nestes dois anos e oito meses de sua gestão, afirmou o secretario, a Policia foi dinamizada e seus quadros expurgados de maus elementos (1.900 policiais demitidos). "Infelizmente, nós tratamos mais com a tristeza do que com a alegria, e por isso muitas vezes somos combatidos". Nesse periodo, 101 policiais foram mortos no cumprimento do dever; a sociedade, contudo - disse - esquece-se deles e impressiona-se mais com os 42 bandidos abatidos.
Em 1971 houve 7.077 assaltos em São Paulo; em 72, 12 mil; e em 73 havera um total de 15 mil. Apesar desses numeros, afirmou, o quadro não é assustador, se comparado com os de outras grandes cidades do mundo.
O general Servulo da Mota Lima mostrou-se favoravel à pena de morte, já prevista, aliás, para determinados crimes contra a segurança nacional. "O assaltante precisa temer a morte", disse.

© Copyright Empresa Folha da Manhã Ltda. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Empresa Folha da Manhã Ltda.