MIL ASSALTOS POR MÊS NA CIDADE


Publicado na Folha de S.Paulo, segunda-feira, 25 de junho de 1973

Um assalto a cada 45 minutos ocorreu, em média, nos cinco primeiros meses deste ano em São Paulo, onde estatísticas policiais revelam cerca de mil assaltos por mês, 4.696 assaltos de janeiro a maio.
Essa estatística não inclui outros crimes contra o patrimonio, como furtos, estelionatos etc., mas apenas aqueles onde houve violencia direta contra pessoas.
A Policia calcula que cerca de 50 mil pessoas - principalmente menores - vivam em São Paulo do crime ou na ilegalidade.
O principal alvo dos assaltantes foram os automoveis. Registraram-se nesse período 1.867 assaltos contra carros, e em geral os assaltantes usam esses veiculos para novos crimes, principalmente assaltos contra estabelecimento comerciais, dos quais se registraram 1.385 no periodo.
Os ladrões também atacam carros de entrega, cujo registro policial é de 897 assaltos no período (o volume deve ser superior, uma vez que apenas carros entregadores de café registram 300 assaltos mensais, em média).
O numero de assaltos contra pedestres - 577 - deve ser inferior à realidade, pois grande numero de pessoas, ao prestar queixa, informa que já foi atacada por ladrões várias vezes, anteriormente, sem comunicar o fato à Policia.
O periodo de maior incidencia de assaltos é entre 14 e 22 horas e os dias da semana são quinta-feira (assaltos a casas lotéricas), sexta-feira e sábado. Os carros de entrega são atacados de segunda e sexta-feira, principalmente no período da manhã, entre 9 e 12 horas.
Os assaltos a pedestres concentram-se entre os dias 1° e 10 de cada mês, dias de pagamento de salários, e os estabelecimentos comerciais, principalmente supermercados, sofrem assaltos durante toda a semana, a qualquer hora do dia.
O mesmo ocorre com os automoveis, embora estes acompanhem os assaltos a estabelecimentos comerciais e carros de entrega. Assaltos a residencias ocorrem em numeros reduzidos, se comparados a outros tipos mais também participam dos registros policiais, ao lado de outros crimes mais sofisticados como arrombamentos, pungas (furtos de carteiras e bolsas, objetos etc.), além de latrocínios, grilagem de terras, emissão de cheques falsos, furtos de acessórios de veículos, de objeto em loja de grande movimento etc.

 


© Copyright Empresa Folha da Manhã Ltda. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Empresa Folha da Manhã Ltda.