O DIRIGIVEL "HINDENBURG" INCENDIOU-SE EM LAKEHURST

No momento da atracação a possante aeronave explodiu, cahindo ao solo e rapidamente foi consumida pelas chammas - Parece elevar-se a uma centena o numero de passageiros e tripulantes mortos - O technico Lehmann, o commandante Max Pruss e o capitão Stampf estão entre os sobreviventes - O dirigivel fizera uma viagem particularmente difficil, pelas condições do tempo

Publicado na Folha da Manhã, sexta-feira, 07 de maio de 1937

Neste texto foi mantida a grafia original

NOVA YORK, 6 - O dirigivel "Hindenburg" explodiu. O dirigivel "Hindenburg" explodiu.

Elevar-se a cem o número de victimas do sinistro

LAKEHURST, 6 - Urgente - As primeiras averiguações, relativamente ao numero de victimas, indicam aparentemente que o total dos mortos se eleva a 100, dos quaes trinta e nove passageiros e sessenta e um tripulantes.

Salvos o commandante Lehman e o capitão Stampf

LAKEHURST, 6 - Urgente - Consta que o commandante do dirigivel "Hindenburg", Ernst Lehman, e o capitulo Stampf, se encontram entre os sobreviventes. Entretanto, consta também que aquelles dois aeronautas receberam gravissimas queimaduras.

O capitão Pruss, que commandava o dirigivel teria sobrevivido ao accidente

NOVA YORK, 6 - Consta que entre os sobreviventes da catastrophe do "Hindenburg" estão o capitão Max Pruss e o conselheiro technico capitão Lehman, embora a noticia não esteja ainda confirmada.
Outro sobrevivente seria o passageiro Herbert O'Laughlin, de Chicago, que saltará do dirigivel quando este se achava a cerca de tres metros do sólo.

O sinistro foi causado por uma explosão de Hydrogenio

LAKEHURST, 6 - Urgente - Uma autoridade naval declarou à "United Press" que o desastre no qual foi destruido o dirigivel "Hindenburg" foi devido a uma explosão de hydrogenio.

A grande aeronave reduzida a escombros

LAKEHURST, 6 - Urgente - O esqueleto do "Hindenburg" jazz no sólo, num montão de escombros. De metade anterior do dirigivel só ficaram intactas as traves que sustentavam o arcabouço. A metade posterior permanece ainda quasi occulta pelas nuvens de fumo. Algumas labaredas parecem indicar que continua o incendio.

A explosão deu-se às 19 horas e 15 minutos

NOVA YORK, 6 - Foi às 19 horas e 15, hora local, que o dirigivel "Hindenburg" explodiu e se incendiou ao chegar a Lakehurst. O dirigivel tinha chegado a Nova York com 12 horas de atrazo, relativamente ao horario previsto. Tinha voado à tarde sobre Nova York, antes de ganhar a base naval de Lakehurst. Devia partir a meia noite para a Europa.
Às 19 horas e 35 o "Hindenburg" continuava em chammas.
Ignora-se ainda o numero de mortos e feridos. Os socorros estão sendo organizados, mas é impossivel approximar-se da massa incandescente.
Estavam a bordo 39 passageiros e 61 membros da equipagem.
A catastrophe se verificou no momento em que o dirigivel se dirigia para a torre de amarração. Ouviu-se bruscamente terrivel explosão e o "Hindenburg" desappareceu em meio das chammas. Varios segundos depois cahia e se despedaçava ao sôlo, num estrondo espantoso.
O dirigivel acabava de effectuar a 21.a viagem para a America do Norte.

O mastro de atracação terse-ia incendiado causando o desastre

LAKEHURST, 6 - Urgente - Segundo as primeiras informações incendiou-se o mastro de attracação no momento em que ia atracar o "Hindenburg" communicando-se immediatamente as chammas a todo o dirigivel.

Como se teria dado o desastre

Declarações de uma testemunha ocular

LAKEHURST, 6 - Urgente - Uma testemunha ocular, declarou que lhe pareceu que o motor da gondola posterior esquerda explodiu quando à grande aeronave se achava a umas cem jardas do mastro de amarração. Muito embora um ralo tivesse riscado o ar, por cima do aerodromo, uma hora antes, ninguem declarou ter visto cahir uma falada no momento da explosão, de sorte que não acreditou que o desastre tenha sido atribuido a esse fator.
Os primeiros informes disseram que o commandante Ernest A. Lehman e o capitão Stampf se encontravam entre os sobreviventes, mas gravemente queimados. Algumas sentenas de pessoas que accorreram ao campo para presenciar a chegada do dirigivel, proromperam em gritos e choraram convulsamente.
Robert J. Novins, uma das testemunhas de vista, disse - "Eu me encontrava a uma distancia de 250 jardas do dirigivel. De bordo tinham deixado cahir mais dois cabos e o pessoal do aeroporto estava rebocando a aeronave na direção do mastro, quanto repentinamente sahiu uma lingua da secção central, propagando-se na direção da cauda do dirigivel. Um segundo após verificou-se uma terrivel explosão e todo o grande navio aéreo foi envolvido pelas chammas."
Emquanto as turmas de socorro, horrorizadas, corriam na direcção do dirigivel em chammas, elle cahiu ao sólo e formou um grande montão de peças retorcidas. Metade da aeronave era composta sómente de vigas, ao passo que a outra foi envolvida pela fumaça e chammas que illuminavam o montão de destroços.
Um dos officiaes de marinha da base de Lakehurst disse á "United Press" que a sua opinião a explosão foi causada pelo hydrogenio do dirigivel, cuja capacidade é de... 7.063.000 pés cubicos.
O mastro de amarração está situado no canto sudoeste do aéroporto, a duas milhas do "hangar" e dos edificios da administração.
O mastro é o mesmo de que o "Hindenburg" se utilizou nas viagens anteriores.


© Copyright Empresa Folha da Manhã Ltda. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Empresa Folha da Manhã Ltda.