EFETUARAM JUNÇÃO NA ÁREA DE TORGAU, NA ALEMANHA CENTRAL, AS FÔRÇAS RUSSAS E ANGLO-AMERICANAS


Churchill, Stalin e Truman, em mensagens, saúdam seus exércitos pelo histórico feito

Ordem do dia do general Omar Bradley - O primeiro contato entre um pelotão soviético e tropas estadunidenses

Publicado na Folha da Manhã, sábado, 28 de abril de 1945

Neste texto foi mantida a grafia original

LONDRES, 27 - Anuncia-se oficialmente que foi realizada a junção das fôrças russas e americanas na frente de guerra da Alemanha ocidental.

Na região de Torgau

LONDRES, 27 - Anuncia-se oficialmente que as fôrças anglo-norte-americanas e russas estabeleceram contato de Alemanha central, na área de Torgau.

Divulgadas simultaneamente as declarações oficiais de Churchill e Stalin

LONDRES, 27 - Foram divulgadas simultaneamente em Londres e em Moscou declarações oficiais do primeiro ministro Churchill e do marechal Stalin, confirmando a junção da fôrças americanas e russas na frente de guerra germânica.
Em Washington, também o fato foi oficialmente confirmado através de uma declaração governamental.
A importante operação de junção deve ser decisiva no curso dos futuros acontecimentos militares, que levarão o Reich ao colapso final.

Mensagens de Churchill, Stalin e Truman

LONDRES, 27 - Às notícias de junção entre as fôrças aliadas ocidentais e as fôrças aliadas orientais seguiram-se mensagens do primeiro ministro Winston Churchill, do marechal Stalin, chefe do govêrno da Rússia, e do sr. Harry Truman, presidente dos Estados Unidos, divulgada, simultaneamente nesta Capital, em Moscou e em Washington.

A mensagem de Churchill

"Após uma longa jornada de sofrimentos e vitórias, através de terras e mares, e em meio às batalhas mais sangrentas os exércitos dos grandes aliados atravessaram a Alemanha e uniram-se-lhe as mãos.
Sua tarefa será agora a destruição de todos os remanescentes militares alemães, que possam oferecer resistencia, o aniquilamento do poder nazista e a subjugação do Reich de Hitler.
Para essas tarefas existem disponíveis poderosas fôrças e unimo-nos em verdadeira e vitoriosa camaradagem e com a inflexível resolução de realizar nosso dever, custe o que custar. Marchemos, pois, para a frente, contra o inimigo".

Stalin saúda os exércitos aliados

"Em nome do govêrno soviético dirijo-me a vós, comandantes e homens do Exército russo e dos exércitos dos nossos aliados ocidentais.
Os exércitos vitoriosos das potências aliados, que travam a guerra da libertação da Europa, desbarataram as fôrças alemãs e fizeram junção no território da Alemanha. Agora, nossa tarefa e nosso dever consistem em completar a destruição do inimigo, forçando-o a depor suas armas e a aceitar a rendição incondicional. O exército russo realizará essa tarefa até o fim, e cumprirá seu dever para com os povos das nações amantes da paz e para com o nosso próprio povo.
Saúdo, pois, as valorosas tropas dos nossos aliados que agora se encontram no território da Alemanha, ombro a ombro com as tropas soviéticas, imbuídas da mais completa determinação de executar seu dever até o fim.

Palavras do presidente Truman

"Os exércitos anglo-americanos, sob o comando do general Eisenhower, uniram-se às fôrças soviéticas onde pretenderam, isto é, no coração da Alemanha nazista. O inimigo teve suas fôrças cortadas em dois. Esta não é, porém, é hora da vitória final na Europa, mas essa hora aproxima-se cada vez mais. É a hora pela qual o povo americano, o povo britânico e o povo soviético sofreram e lutaram por tanto tempo.
A união das nossas armas no coração da Alemanha tem uma significação para o mundo, significação que ele não deixará passar despercebida. Significa, primeiro, que se desvaneceu a última e vã esperança de Hitler e de seus adeptos.
A frente comum e a causa comum das potências aliadas nesta guerra, contra a tirania e a deshumanidade, foram demostradas por fatos depois de demonstradas por muito tempo, na determinação de todos os seus elementos. Nada pode enfraquecer ou dividir o objetivo comum dos nossos exércitos veteranos, de prosseguir no seu propósito vitorioso até o triunfo final aliado na Alemanha.
A segunda junção das nossas fôrças, neste momento, indica-nos e a todo o mundo, que a colaboração das nossas nações, na causa da paz e da liberdade é uma colaboração eficaz, que pode sobrepujar as maiores dificuldades da mais extensa campanha de história militar do mundo e obter êxito.
As nações que podem elaborar planos e lutar juntas ombro a ombro, em face de obstáculos como a distância, os idiomas diversos e as comunicações, que sobrepujamos, podem viver juntas e podem trabalhar juntas, no árduo labor da organização do mundo para a paz futura.
Finalmente, esta grande vitória das armas e da estratégia aliadas é uma homenagem à coragem e à determinação de Franklin Delano Roosevelt, que não há palavras capazes de expressá-las. E isso só poderia ter sido realizado pela persistência e coragem dos marinheiros, soldados e aviadores das Nações aliadas.
Mas, até que os nossos inimigos tenham sido finalmente subjugados na Europa e no Pacífico, não deverá haver relaxamento algum do esforço na frente interna, em apoio dos nossos heróicos soldados, marinheiros e aviadores pois que, como todos sabem não haverá pausa nas frentes de batalha".

Ordem do dia do marechal Stalin

MOSCOU, 27 - Em ordem do dia divulgada esta tarde o marechal Stalin anunciou a junção das tropas dos Exércitos russo e das fôrças norte-americanas.
Sua ordem do dia foi dirigida ao comando da 1a. Frente Ucraniana e é a seguinte:
"As tropas da 1a. Frente Ucraniana e as tropas britânicas e norte-americanas, por meio de golpes desencadeados de leste a de oeste, cortaram a frente das tropas alemãs e no dia 25 de abril de 1945, às 16 horas e 30 minutos fizeram junção no centro da Alemanha, na região da cidade de Torgau.
As tropas alemãs no norte da Alemanha foram assim isoladaos das tropas alemãs na Alemanha meridional.
Para assinalar essa vitória e em honra dêsse histórico acontecimento hoje, dia 27 de abril de 1945, às 19 horas (hora de Moscou), Moscou capital da nossa Pátria, saudará em nome da nação as valentes tropas da 1a. Frente Ucraniana e dos nossos aliados britânicos e norte-americanos, com uma salva de 24 tiros disparados por 324 canhões.
Salve a vitória dos povos amantes da paz sobre a Alemanha".

Gênova, a última grande base naval alemã no Mediterrâneo, ocupada pelo 5.o Exército

Milão informou, esta noite, que o marechal Rodolfo Grazziani, comandante-chefe das fôrças armadas fascistas, e antigo ministro da Defesa do govêrno fascista de Mussolini, foi aprisionado.

Aprisionado o gen. Boehlke

Q.G. ALIADO NA ITÁLIA, 27 - Anuncia-se, oficialmente, que as fôrças do 5.o Exército capturaram outro general de divisão alemão, o general Boehlke.

Movimento pró-incorporação da Itália aos Estados Unidos

ROMA, 27 - Falando pela rádio-emissora desta Capital, o cidadão italiano Senzio Paladino anunciou o início de um movimento unionista italiano, cujo principal objetivo seria propugnar no sentido de que a Itália fizesse parte dos Estados Unidos da América, como seu 49.o Estado. É de esclarecer-se que o Paladino não é figura política proeminente.


© Copyright Empresa Folha da Manhã Ltda. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Empresa Folha da Manhã Ltda.