BUSCA
 
História :: Apollo 13

JOÃO BONTURI
da Folha Online


Apollo 13 - A Odisséia no Espaço

James Lovell Jr., John Swigert Jr. e Fred Haise Jr., foram os protagonistas da mais acidentada das missões Apollo. Casualmente, o módulo de comando (MC), foi batizado como Odyssey (Odisséia), e o módulo lunar (ML) Aquarius.

O primeiro problema

Durante os testes, o tanque de oxigênio número 2 do MC, um dos responsáveis pela alimentação dos sistemas de energia elétrica da Apollo 13, não esvaziou totalmente. A tripulação o secou, energizando e ventilando o aquecedor. Os engenheiros resolveram não trocar o tanque, considerando remota a hipótese de uma avaria durante a viagem.

A rubéola

Charles Duke Jr., um membro da tripulação de apoio, contraiu rubéola. De acordo com os testes clínicos, os astronautas Lovell e Haise eram imunes à doença, mas Thomas Mattingly, não. A NASA substituiu Mattingly por John Swigert Jr.

As falhas do foguete Saturno

O lançamento ocorreu no dia 11 de abril de 1970, às 14:13. Durante a subida, o motor central do Saturno parou dois minutos antes do previsto; em compensação, o motor do terceiro estágio foi acionado 9 segundo mais cedo. Os imprevistos foram contornados, e tudo correu satisfatoriamente.

"Houston, nós temos um problema"

No dia 13 de abril, 55 horas após o início da missão, a tripulação entrou no ML Aquarius. Às 22:10:53, os astronautas ouviram uma explosão no MC Odyssey. Estava irremediavelmente perdido o tanque que apresentara defeito durante os testes. A NASA suspendeu a etapa lunar da viagem; o novo objetivo era o retorno da nave à Terra.

A odisséia do Aquarius

Impossibilitados de usar o MC Odyssey, os três astronautas compartilharam o ML Aquarius, projetado para dois. O primeiro passo foi manter o gás carbônico em níveis toleráveis; o segundo, a utilização dos motores do ML para impulsionar o próprio ML e o MC. Os astronautas voltaram ao MC em 17 de abril, e utilizaram o tanque restante para a entrada na atmosfera. A Apollo 13 caiu no oceano Pacífico, às 01:07:41 da tarde.

Apollo 13 - O filme

Após a viagem, o astronauta James Lovell Jr. (Jim Lovell), escreveu o livro "Lost Moon: The Perilous Voyage of Apollo 13", que foi transformado no filme "Apollo 13" (1995), pelo diretor Ron Howard, com Tom Hanks (James Lovell Jr.), Bill Paxton (Fred Haise Jr.), e Kevin Bacon (John Swigert Jr.). A película, vencedora de 2 Oscar, é de tirar o folego. Sobre ela, a revista Time afirmou: "O resultado é uma rara realização de Hollywood, uma aventura sensível e inteligente."
 

Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.